Sunday, February 23, 2014

MAIS SOBRE ANÁLISE DE CONTEÚDO

Reveja o blog anterior, sobre análise de conteúdo. É possível estabelecer outras categorias em lugar das que foram consideradas?  Sem dúvida, a definição das categorias é opção do analista. Apenas para exemplificar, vamos construir outras categorias ou “caixas” para locar os resultados da avaliação dos alunos do Curso de Mestrado em Bioética do Centro Universitário São Camilo sobre a disciplina de Metodologia Científica ministrada em 2011, ou seja, vamos fazer uma categorização diferente da apresentada no blog anterior com os mesmos dados. Vamos construir quatro categorias ou “caixas”, quais sejam:
                                          i.    Muito satisfatória, com as palavras: “ótima”, “muito satisfatória” e “boa”.
                                      ii.    Satisfatória com as palavras: “satisfatório” e “bom” (se o adjetivo não estiver acrescido de comentário desabonador);
                                        iii.    Pouco satisfatória com as palavras: “adequada” e “regular”
                                       iv.    Nada satisfatória com a palavra: “ruim”.

Esta categorização pode ser apresentada em um gráfico de barras, que dá bem a sensação de colocar palavras e frases dentro de ”caixas”, como expressa Bardin (1). Veja a figura dada em seguida.


  Para fazer uma análise de categorias, você primeiro lê o texto e categoriza palavras e frases. É o que se chama identificar as unidades de registro (palavras, recortes de falas, temas).

 Por exemplo, você faz, com outros colegas da empresa, uma entrevista para selecionar estagiários. Todos os seus colegas apresentam por escrito suas apreciações dos candidatos nos quesitos apresentação, conhecimento, grau de escolaridade etc.. As palavras serão variadas. Você pode optar por colocar numa só categoria – digamos aprovado – palavras como ótimo, bom, excelente, aceitável – e em outra categoria – reprovado – palavras como desagradável, ruim, horrível, sofrível. A análise de categorias é, portanto, um método taxonômico: estabelecem-se as caixas ou gavetas (categorias) e se coloca cada coisa em seu lugar. Depois, é só fazer as contagens.

As categorias devem ser: homogêneas, exaustivas, mutuamente exclusivas, pertinentes. Para entender o significado dessas palavras, imagine que você pede para várias pessoas dizerem o que acham do tamanho de uma sala. Você já tem as categorias possíveis, ditadas pela sua experiência. São elas: tamanho grande, tamanho correto, tamanho pequeno. Para que as categorias sejam

1.  Homogêneas, as caixas devem conter palavras com significados semelhantes ou próximos. Então, palavras como grande, enorme, ampla, demais são categorizadas como “tamanho grande”. Palavras como legal, tudo bem, OK são categorizadas como “tamanho correto” e palavras como pequena, acanhada, estreita, sem espaço são categorizadas como “tamanho pequeno”. Note que há homogeneidade em cada categoria. E se uma pessoa disse “agradável”? Você é o analista: então ou você entende que o tamanho está correto, ou descarta a resposta, ou volta à pessoa para entender o significado da palavra.
2.  Exaustivas, isto é, todas as palavras e frases do texto devem ser colocadas em caixas. Não podem sobrar respostas que não encontraram seu lugar numa caixa. Claro, abra uma categoria para outras respostas se há algumas sem sentido.
3.  Mutuamente exclusivas, ou seja, uma palavra que está numa caixa, não pode estar em outra. Então, pessoas que disseram que a sala era grande estão numa caixa que não pode conter pessoas que acharam a sala pequena.
4.  Pertinentes, ou seja, as caixas devem ser adequadas ao conteúdo. Não escreva “organizada”, “desorganizada” para categorizar tamanho de uma sala.

Mas não se preocupe. Regras existem, mas nem sempre são aplicadas. De qualquer forma, você já sabe que para fazer uma análise de categorias, é preciso:

1.    Fazer uma primeira leitura do texto (é o que os especialistas chamam de leitura flutuante) buscando captar como construir a análise.
2.    Marcar as unidades de registro.
3.    Construir “caixas” onde colocar as unidades de registro. Claro, as caixas devem contemplar o problema.
4.    Verificar se as caixas são exaustivas, isto é, podem conter todas as unidades de registro e são mutuamente exclusivas, ou seja, quem está numa caixa não se encaixaria em outra.
5.    Colocar as unidades de registro em suas devidas caixas. Cuide para que as unidades dentro da mesma caixa sejam homogêneas.

Referências
1.       Bardin, L Análise de conteúdo. São Paulo, Edições 70, 2011.

No comments: