Na definição
de Bernard Berelson 1, análise
de conteúdo é uma técnica para a descrição objetiva, sistemática e
quantitativa do conteúdo manifesto das comunicações. A análise de conteúdo 2
busca, portanto, palavras, frases, temas e conceitos dentro de um texto e os
quantifica de maneira sistemática e objetiva. O resultado é usado para fazer
inferência sobre as mensagens dentro do texto. Das análises de conteúdo, a mais
comum é a análise de categorias 3.
Vamos fazer
uma análise de categorias para um exemplo real. O Centro Universitário São
Camilo adota a avaliação das atividades de docência como procedimento usual.
Essa avaliação é feita por meio de um questionário elaborado por
especialistas, que é entregue aos alunos no término de cada curso. Depois de respondidos anonimamente, os questionários são
entregues pelos próprios alunos à administração e uma cópia das respostas é encaminhada ao professor
responsável pelo curso.
Os dois
grandes tópicos (dimensões) do questionário – avaliação da disciplina e avaliação do
docente – são desmembrados em variáveis que são apresentadas como questões abertas. Veja em seguida:
Avaliação
da disciplina
1. Organização
2. Conteúdo
3. Outros Itens Pertinentes
Avaliação do docente
1. Relacionamento interpessoal
2. Habilidade de comunicação
3. Habilidades técnicas de ensino (Didática)
4. Domínio do Conteúdo
5. Outras Questões
Os dados
apresentados neste exemplo referem-se à avaliação feita por 15 alunos da
Disciplina de Metodologia Científica por mim ministrada no primeiro semestre de
2011 no Curso de Mestrado em Bioética. Estão aqui apresentadas apenas as
respostas ao primeiro item do questionário, isto é, à organização da
disciplina. Veja o que foi respondido.
1.
ÓTIMA.
2.
A seqüência das aulas seguiu uma seqüência lógica, pena que faltou algum
aprofundamento.
3.
Organização boa das aulas; para
abordar o assunto numa carga horária da disciplina relativamente pequena.
4.
Regular – Não tivemos Acesso a
um pano (sic) de curso.
5.
Satisfatório.
6.
Ruim. – Dificuldade na
utilização das ferramentas.
7.
Boa organização dos tópicos da
disciplina.
8.
Apresenta boa organização
quanto ao conteúdo e a Proposta.
9.
Bom.
10.
Disciplina preparada
previamente, com seguimento fiel das aulas previamente preparadas.
11.
Adequada.
12.
Boa organização dos temas.
13.
Muito satisfatório.
14.
Boa organização do conteúdo com
demonstrações de planejamentos e desenvolvimento dos objetivos.
15.
Boa organização.
Como as
questões são abertas, as respostas são diferentes, mas expressam a opinião dos
alunos sobre a organização da disciplina. É razoável categorizar e, depois, quantificar as
respostas, ou seja, aplicar uma análise de categorias. Foram organizadas três
categorias a priori:
·
Avaliação positiva (cor
verde)
·
Situação de advertência
(cor amarela)
·
Avaliação negativa (cor
vermelha).
A justificativa para o estabelecimento dessas
categorias é o fato de elas bem orientarem o professor, colocando a quantidade
de opiniões favoráveis, de advertência e de crítica, em cada variável de cada
dimensão estudada. Neste exemplo, é dada a análise da variável “Organização da Disciplina”,
dimensão Avaliação da Disciplina. Com a análise de todas as variáveis, o
professor pode facilmente verificar onde estão seus “pontos fortes” e aonde
deve melhorar. É claro que a atribuição verde, amarelo ou vermelho é subjetiva,
mas veja o que foi feito para o exemplo:
1. ÓTIMA.
2. A sequência das aulas seguiu uma sequência lógica, pena que faltou algum aprofundamento.
3. Organização boa das aulas; para abordar o assunto numa carga
horária da disciplina relativamente pequena.
4. Regular – Não tivemos
Acesso a um pano (sic) de curso.
5. Satisfatório.
6. Ruim. – Dificuldade na utilização das ferramentas.
7. Boa organização dos tópicos da disciplina.
8. Apresenta boa organização quanto ao conteúdo e a Proposta.
9. Bom.
10. Disciplina preparada previamente, com seguimento fiel das aulas
previamente preparadas.
11. Adequada.
12. Boa organização dos temas.
13. Muito satisfatório.
14. Boa organização do conteúdo com demonstrações de planejamentos e
desenvolvimento dos objetivos.
15. Boa organização.
Foram consideradas avaliações positivas (cor verde) as respostas:
1;
3; 7; 8; 9; 10; 12; 13; 14; 15.
Foram
consideradas como situação de advertência (cor amarela) as respostas:
2;
4; 5; 11
Foi
considerada categoria negativa a resposta:
6.
Esta
categorização pode ser apresentada em um gráfico de barras, que dá bem a
sensação de colocar palavras e frases dentro de ”caixas”, como expressa Bardin 3.
A análise aqui apresentada provavelmente tem algum viés, porque foi feita pela
autora, que também ministrou as aulas. Claro, as críticas sempre chamam mais a
atenção e o professor busca o que foi negativo na organização das aulas. A
frase “Ruim. – Dificuldade na utilização das ferramentas” não é, porém,
explícita. Afinal, qual é a crítica do aluno: faltou o ferramental organizacional de uma exposição didática ou
faltou habilidade no uso de um mouse, por exemplo?
Referências
1. Berelson, B. Content analysis in communication research. New York,
Free Press, 1952. In: Palmquist, M. Content Analysis http://www.colostate.edu/Depts/WritingCenter/references/
3. Bardin, L Análise de conteúdo. São
Paulo, Edições 70, 2011.
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