Saturday, February 15, 2014

Análise de conteúdo: categorização

Na definição de Bernard Berelson 1, análise de conteúdo é uma técnica para a descrição objetiva, sistemática e quantitativa do conteúdo manifesto das comunicações. A análise de conteúdo 2 busca, portanto, palavras, frases, temas e conceitos dentro de um texto e os quantifica de maneira sistemática e objetiva. O resultado é usado para fazer inferência sobre as mensagens dentro do texto. Das análises de conteúdo, a mais comum é a análise de categorias 3.

Vamos fazer uma análise de categorias para um exemplo real. O Centro Universitário São Camilo adota a avaliação das atividades de docência como procedimento usual. Essa avaliação é feita por meio de um questionário elaborado por especialistas, que é entregue aos alunos no término de cada curso. Depois de respondidos anonimamente, os questionários são entregues pelos próprios alunos à administração e uma cópia das respostas é encaminhada ao professor responsável pelo curso.

Os dois grandes tópicos (dimensões) do questionário – avaliação da disciplina e avaliação do docente – são desmembrados em variáveis que são apresentadas como questões abertas. Veja em seguida:
                          
            Avaliação da disciplina

1. Organização
2. Conteúdo
3. Outros Itens Pertinentes

Avaliação do docente

1. Relacionamento interpessoal
2. Habilidade de comunicação
3. Habilidades técnicas de ensino (Didática)
4. Domínio do Conteúdo
5. Outras Questões

Os dados apresentados neste exemplo referem-se à avaliação feita por 15 alunos da Disciplina de Metodologia Científica por mim ministrada no primeiro semestre de 2011 no Curso de Mestrado em Bioética. Estão aqui apresentadas apenas as respostas ao primeiro item do questionário, isto é, à organização da disciplina. Veja o que foi respondido.

1.      ÓTIMA.
2.      A seqüência das aulas seguiu uma seqüência lógica, pena que faltou algum aprofundamento.
3.      Organização boa das aulas; para abordar o assunto numa carga horária da disciplina relativamente pequena.
4.      Regular – Não tivemos Acesso a um pano (sic) de curso.
5.      Satisfatório.
6.      Ruim. – Dificuldade na utilização das ferramentas.
7.      Boa organização dos tópicos da disciplina.
8.      Apresenta boa organização quanto ao conteúdo e a Proposta.
9.      Bom.
10.   Disciplina preparada previamente, com seguimento fiel das aulas previamente preparadas.
11.   Adequada.
12.   Boa organização dos temas.
13.   Muito satisfatório.
14.   Boa organização do conteúdo com demonstrações de planejamentos e desenvolvimento dos objetivos.
15.   Boa organização.

Como as questões são abertas, as respostas são diferentes, mas expressam a opinião dos alunos sobre a organização da disciplina. É razoável categorizar e, depois, quantificar as respostas, ou seja, aplicar uma análise de categorias. Foram organizadas três categorias a priori:
·          Avaliação positiva (cor verde)
·          Situação de advertência (cor amarela)
·          Avaliação negativa (cor vermelha).

 A justificativa para o estabelecimento dessas categorias é o fato de elas bem orientarem o professor, colocando a quantidade de opiniões favoráveis, de advertência e de crítica, em cada variável de cada dimensão estudada. Neste exemplo, é dada a análise da variável “Organização da Disciplina”, dimensão Avaliação da Disciplina. Com a análise de todas as variáveis, o professor pode facilmente verificar onde estão seus “pontos fortes” e aonde deve melhorar. É claro que a atribuição verde, amarelo ou vermelho é subjetiva, mas veja o que foi feito para o exemplo:

1.    ÓTIMA.
2.    A sequência das aulas seguiu uma sequência lógica, pena que faltou algum aprofundamento.
3.    Organização boa das aulas; para abordar o assunto numa carga horária da disciplina relativamente pequena.
4.    Regular – Não tivemos Acesso a um pano (sic) de curso.
5.    Satisfatório.
6.    Ruim. – Dificuldade na utilização das ferramentas.
7.    Boa organização dos tópicos da disciplina.
8.    Apresenta boa organização quanto ao conteúdo e a Proposta.
9.    Bom.
10.  Disciplina preparada previamente, com seguimento fiel das aulas previamente preparadas.
11.  Adequada.
12.  Boa organização dos temas.
13.  Muito satisfatório.
14.  Boa organização do conteúdo com demonstrações de planejamentos e desenvolvimento dos objetivos.
15.  Boa organização.

  Foram consideradas avaliações positivas (cor verde) as respostas:
1; 3; 7; 8; 9; 10; 12; 13; 14; 15.
   Foram consideradas como situação de advertência (cor amarela) as respostas:
2; 4; 5; 11
   Foi considerada categoria negativa a resposta:
6.
Esta categorização pode ser apresentada em um gráfico de barras, que dá bem a sensação de colocar palavras e frases dentro de ”caixas”, como expressa Bardin 3.




A análise aqui apresentada provavelmente tem algum viés, porque foi feita pela autora, que também ministrou as aulas. Claro, as críticas sempre chamam mais a atenção e o professor busca o que foi negativo na organização das aulas. A frase “Ruim. – Dificuldade na utilização das ferramentas” não é, porém, explícita. Afinal, qual é a crítica do aluno: faltou o ferramental organizacional de uma exposição didática ou faltou habilidade no uso de um mouse, por exemplo?


Referências

1.       Berelson, B.  Content analysis in communication research. New York, Free Press, 1952. In: Palmquist, M. Content Analysis   http://www.colostate.edu/Depts/WritingCenter/references/
2.       Stemler, S. An Overview of Content Analysis http://pareonline.net/getvn.asp?v=7&n=17
3.       Bardin, L Análise de conteúdo. São Paulo, Edições 70, 2011.



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