Talvez você pense na Estatística apenas como “disciplina
obrigatória” em seu curso. Mas a Estatística é a ponte entre o que se observa,
mede, pesa, anota e classifica e o saber universal, Os métodos estatísticos são
aplicados em áreas tão diversas como engenharia, marketing, negócios, economia,
psicologia, saúde pública, esportes, sociologia, astronomia, biologia,
educação, genética, medicina.
Embora alguns pensem na Estatística como um ramo da Matemática, é
melhor pensar nela como uma disciplina que se baseia na Matemática e que ajuda
na tomada de decisão em condições de incerteza, usando a teoria da
probabilidade. Considere, por exemplo, as estatísticas de trânsito. Elas são
úteis para organizar o policiamento. Nos pontos das estradas em que as
estatísticas indicam maior número de acidentes, a velocidade é limitada pelos
policiais rodoviários e nos horários de pico destacam-se mais policiais para as
áreas de maior risco.
Em linhas gerais, Estatística é o conjunto de métodos usados para
coletar, organizar e analisar informações numéricas. Então, se um jornal quiser
saber a aprovação ao governo ou a popularidade da Presidente da República, deve
contratar um instituto de pesquisa para coletar, organizar e analisar a opinião
das pessoas. A maneira de coletar os dados é fundamental para que a informação
seja de confiança. E os dados precisam ser bem analisados, para que as
informações cheguem corretas ao jornal.
Mas você não deve pensar que a Estatística se resume ao
levantamento de dados existentes e à apresentação deles em tabelas e gráficos,
embora esta seja, sem dúvida alguma, parte importante da Estatística
Descritiva. Dados apresentados em tabelas e gráficos permitem calcular médias e
porcentagens, que são extremamente úteis para a tomada de decisão.
Também faz parte da Estatística Descritiva o cálculo de taxas,
índices e coeficientes. Esses conceitos, embora estatísticos, são aplicados em
Economia, em Educação, em
Medicina. Afinal , você já ouviu falar em índice de inflação,
em taxa de evasão escolar, em taxa de mortalidade infantil.
Mas os estatísticos trabalham, também, no planejamento de
experimentos. Será que colocar adubo no solo faz a planta crescer mais? Será
que as vitaminas retardam o envelhecimento? Será que as crianças que aprendem a
usar computador ficam mais inteligentes? Bem, para obter as respostas é preciso
experimentar. E o estatístico entra nessa história para planejar o experimento,
analisar os dados e ajudar na interpretação.
A grande importância da Estatística está, portanto, em seu vasto
campo de aplicação. Os cálculos foram, por muito tempo, o grande obstáculo para
a aplicação de Estatística. Esse obstáculo praticamente desapareceu, devido à
popularização dos computadores. No entanto, existem pessoas que têm
computadores – e não gostam de números. Vamos ser amigos dos números, ou seja,
vamos à Estatística!
3 comments:
Professora Sonia,
Obrigado pela sua fabulosa contribuição para o conhecimento estatístico. Sou analista de dados e apaixonado por estatística BÁSICA, pois na minha humilde opnião, o bom profissional é aquele que contrói o seu conhecimento a partir de fortes fundamentos, dominando o básico.
Aprendi muito com os seus livros.
Estou lhe escrevendo com o objetivo de conseguir resolver uma pequena dúvida.
No seu site:
http://soniavieira.blogspot.com/2015/09/teorema-de-bayes-exemplos.html
No segundo problema:
EXERCÍCIO 2: Uma urna contém cinco bolas: duas são vermelhas, três são azuis. Uma segunda urna contém sete bolas: três são vermelhas, quatro são azuis. Retira-se uma bola ao acaso de uma das urnas. Qual é a probabilidade de que essa bola, se for da cor azul, ter sido retirada da primeira urna?
É apresentada a seguinte solução:
P(urna A/bola azul) = 21/41 = 0,5122
Qual a sua opinião sobre a seguinte solução?
-----------------bola azul-------bola vermelha
-------urna A-------3-----------------2
-------urna B-------4-----------------3
Já que temos a informação de que a bola retirada é da cor AZUL.
Essa bola só pode ter vindo de uma das três existentes na URNA A, ou então é uma das quatro existentes na URNA B.
Então nosso espaço amostral agora foi reduzido para a seguinte situação:
-----------------bola azul
-------urna A------3
-------urna B------4
Portanto a resposta deveria ser: P(urna A/bola azul) = 3/7 = 0,4286
Meu contato: wellingtonlundgren@yahoo.com.br
Wellington: obrigada pelo intercâmbio de ideias, precisamos disso. Coloquei mais um desenho na postagem, ilustrando como vejo o problema.
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