Tuesday, August 20, 2013

ESTATÍSTICA

Talvez você pense na Estatística apenas como “disciplina obrigatória” em seu curso. Mas a Estatística é a ponte entre o que se observa, mede, pesa, anota e classifica e o saber universal, Os métodos estatísticos são aplicados em áreas tão diversas como engenharia, marketing, negócios, economia, psicologia, saúde pública, esportes, sociologia, astronomia, biologia, educação, genética, medicina.

Embora alguns pensem na Estatística como um ramo da Matemática, é melhor pensar nela como uma disciplina que se baseia na Matemática e que ajuda na tomada de decisão em condições de incerteza, usando a teoria da probabilidade. Considere, por exemplo, as estatísticas de trânsito. Elas são úteis para organizar o policiamento. Nos pontos das estradas em que as estatísticas indicam maior número de acidentes, a velocidade é limitada pelos policiais rodoviários e nos horários de pico destacam-se mais policiais para as áreas de maior risco.

Em linhas gerais, Estatística é o conjunto de métodos usados para coletar, organizar e analisar informações numéricas. Então, se um jornal quiser saber a aprovação ao governo ou a popularidade da Presidente da República, deve contratar um instituto de pesquisa para coletar, organizar e analisar a opinião das pessoas. A maneira de coletar os dados é fundamental para que a informação seja de confiança. E os dados precisam ser bem analisados, para que as informações cheguem corretas ao jornal.


Mas você não deve pensar que a Estatística se resume ao levantamento de dados existentes e à apresentação deles em tabelas e gráficos, embora esta seja, sem dúvida alguma, parte importante da Estatística Descritiva. Dados apresentados em tabelas e gráficos permitem calcular médias e porcentagens, que são extremamente úteis para a tomada de decisão.


Também faz parte da Estatística Descritiva o cálculo de taxas, índices e coeficientes. Esses conceitos, embora estatísticos, são aplicados em Economia, em Educação, em Medicina. Afinal, você já ouviu falar em índice de inflação, em taxa de evasão escolar, em taxa de mortalidade infantil.

 Mas os estatísticos trabalham, também, no planejamento de experimentos. Será que colocar adubo no solo faz a planta crescer mais? Será que as vitaminas retardam o envelhecimento? Será que as crianças que aprendem a usar computador ficam mais inteligentes? Bem, para obter as respostas é preciso experimentar. E o estatístico entra nessa história para planejar o experimento, analisar os dados e ajudar na interpretação.

A grande importância da Estatística está, portanto, em seu vasto campo de aplicação. Os cálculos foram, por muito tempo, o grande obstáculo para a aplicação de Estatística. Esse obstáculo praticamente desapareceu, devido à popularização dos computadores. No entanto, existem pessoas que têm computadores – e não gostam de números. Vamos ser amigos dos números, ou seja, vamos à Estatística!



3 comments:

Boletas Falusono said...

Professora Sonia,

Obrigado pela sua fabulosa contribuição para o conhecimento estatístico. Sou analista de dados e apaixonado por estatística BÁSICA, pois na minha humilde opnião, o bom profissional é aquele que contrói o seu conhecimento a partir de fortes fundamentos, dominando o básico.

Wellington Lundgren said...

Aprendi muito com os seus livros.

Estou lhe escrevendo com o objetivo de conseguir resolver uma pequena dúvida.
No seu site:
http://soniavieira.blogspot.com/2015/09/teorema-de-bayes-exemplos.html

No segundo problema:
EXERCÍCIO 2: Uma urna contém cinco bolas: duas são vermelhas, três são azuis. Uma segunda urna contém sete bolas: três são vermelhas, quatro são azuis. Retira-se uma bola ao acaso de uma das urnas. Qual é a probabilidade de que essa bola, se for da cor azul, ter sido retirada da primeira urna?

É apresentada a seguinte solução:

P(urna A/bola azul) = 21/41 = 0,5122

Qual a sua opinião sobre a seguinte solução?

-----------------bola azul-------bola vermelha

-------urna A-------3-----------------2

-------urna B-------4-----------------3


Já que temos a informação de que a bola retirada é da cor AZUL.
Essa bola só pode ter vindo de uma das três existentes na URNA A, ou então é uma das quatro existentes na URNA B.
Então nosso espaço amostral agora foi reduzido para a seguinte situação:

-----------------bola azul

-------urna A------3

-------urna B------4

Portanto a resposta deveria ser: P(urna A/bola azul) = 3/7 = 0,4286

Meu contato: wellingtonlundgren@yahoo.com.br

Sonia Vieira said...

Wellington: obrigada pelo intercâmbio de ideias, precisamos disso. Coloquei mais um desenho na postagem, ilustrando como vejo o problema.