Mensuração (ou medição) é o processo de
observar e registrar as observações coletadas como parte de um projeto de
pesquisa. Nem tudo, porém, pode ser medido diretamente. Conceitos como religiosidade, preconceito, felicidade
e outros resumem um fenômeno complexo. Todos nós
entendemos que existem indicadores
que, por suposição ou convenção, dão medidas desses conceitos, mas que não são medidas definitivas.
Os pesquisadores que se propõem a medir
conceitos enfrentam dilemas. Considere, como exemplo, o conceito de satisfação
no trabalho. É um conceito abstrato, pois satisfação não é facilmente medida ou
observável. Então como pode ser estudada
a satisfação no trabalho? De alguma forma, é preciso convencer pessoas a
descrever, com a maior precisão possível, o quanto elas estão satisfeitas (ou
insatisfeitas) no trabalho. Para conseguir isso, há várias abordagens. Sem grandes pormenores, podemos dizer que a pesquisa pode ser qualitativa ou quantitativa.
Um método de pesquisa qualitativa seria a pesquisa em profundidade. Nesse caso, o pesquisador busca aleatoriamente algumas pessoas de um mesmo ambiente de trabalho para ouvi-las e depois analisar os discursos, ou seja, as falas coloquiais dos pesquisados. Nesta postagem, porém, vamos nos ater à técnica da pesquisa quantitativa, por questionários, que permite análise estatística convencional.
Na ideia de questionário está implícita a construção de muitas perguntas. É claro que não se pergunta a uma pessoa apenas se ela gosta de trabalhar para medir satisfação no trabalho, ou se ela vai à igreja com frequência para medir religiosidade, se a opção de resposta for "Sim" ou "Não". Você precisa fazer várias perguntas e dar um valor numérico a cada resposta, como zero ou um. Depois, precisa somar os valores obtidos para obter um só número, ou seja, uma “nota” para cada respondente.
A redução de um conceito “rico em significado” – como como dizem os especialistas – a um só número, ou seja, a uma “nota” é superficial e, portanto, insatisfatória, mas é o que se pode fazer. É a maneira empírica que muito se usa para medir conceitos. Mas não se chega a uma medida definitiva, inequívoca e completamente aceitável de um conceito. Já foram propostos vários questionários e outros serão propostos para medir diferentes conceitos.
Escalas
Para maior precisão na forma de medir conceitos, usam-se respostas escalonadas. Você precisa, então, construir uma escala para as respostas, que não terão apenas opções de resposta como "Sim" e "Não". É difícil construir uma escala para medir conceitos porque a variedade de abordagens é muito ampla. De qualquer forma, para construir uma escala você faz um conjunto de questões e estuda como combinar as respostas para obter um único valor, que será a medida do conceito que você está estudando. As várias respostas de um respondente são, então, apresentadas como um número.
As escalas diferem entre si no método de construção, mas duas pressuposições - embora não tenham qualquer justificativa - são comuns a todas elas:
· Os conceitos podem ser medidos quantitativamente (por um número).
· Perguntas e
declarações têm o mesmo significado para todos os respondentes.
Vamos tratar neste blog, em várias postagens, como construir
escalas para medir conceitos. As mais usadas são:
construir escalas para medir conceitos. As mais
usadas são:
§ Escala de Likert ou do somatório dos
escores
§ Escala de Bogardus ou da distância social
§ Escala de Gutman ou escala cumulativa
§ Escala de Thurstone ou das distâncias
iguais
Escala de Likert ou das somas dos escores
Item de Likert é uma
declaração, que se apresenta ao respondente do questionário, para que ele diga
em que medida concorda com a declaração apresentada.
Escala de Likert é uma
série de itens de Likert, todos com o mesmo número de alternativas, organizada
para medir um conceito.
Exemplo de
item de Likert
A aula foi excelente.
o
Concordo plenamente.
o
Concordo.
o
Nem concordo, nem discordo.
o
Discordo.
o
Discordo plenamente.
Exemplo de
escala de Likert
Veja uma escala com dez itens de Likert,
todos com quatro opções de resposta, construída para medir o grau de autoestima
de uma pessoa em relação ao trabalho
QUESTIONÁRIO
INSTRUÇÃO: Por favor,
faça um X para indicar sua opção de resposta.
São atribuídos escores a
cada tipo de opção:
§ Discordo completamente: escore zero.
§ Discordo um pouco: escore 1.
§ Concordo um pouco: escore 2.
§ Concordo plenamente: escore 3.
Usando essa escala, o
grau de autoestima de uma pessoa em relação ao trabalho varia de zero (se
assinalar discordo totalmente nos dez itens) a 30 (se assinalar concordo
plenamente nos dez itens).
Como construir a escala de Likert
1º passo: Escreva uma série de itens (ou declarações) que, em sua opinião,
podem dar a medida do conceito. Convide, se possível, mais pessoas para auxiliar
você na tarefa de escrever os itens (ou declarações). É desejável criar tantos
itens quanto possível e depois escolher, entre eles, os melhores.
Exemplo
Imagine que você é o diretor de uma escola
e quer saber se a aula da nova professora tem a qualidade que a instituição
exige. Com sua equipe, formada por professores e alunos, organize itens para
avaliar a aula. Pense em 20 ou 30 itens, mas por razões de espaço, apresentamos
apenas sete:
·
A aula foi excelente.
·
A professora tem boa didática.
·
A professora conhece a matéria.
·
A professora é acessível.
·
A professora é bem humorada.
·
A professora apresentou bom material de
aula.
·
A professora é simpática.
2º passo: É
preciso avaliar a capacidade de cada item para medir qualidade da aula. Convide
várias pessoas (outras, que não as
que o ajudaram a construir os itens) para julgar os itens propostos. Essas
pessoas são os “juízes”. Veja bem: os
juízes não são chamados para dar
opinião sobre a qualidade da aula, mas para dizer quão bem cada item avalia o conceito.
Exemplo
Imagine que os juízes escolheram os
seguintes itens como bons para
avaliar a qualidade da aula:
§
A aula foi excelente.
§
A professora tem boa didática.
§
A professora conhece a matéria.
§
A professora é acessível.
§
A professora apresentou bom material de
aula.
3º passo: Determine quantos itens comporão o questionário.
Exemplo
Você é o
diretor da escola e resolveu fazer o questionário com quatro itens, para aumentar o número de respondentes. Escolheu os seguintes:
·
A aula foi
excelente.
·
A professora
tem boa didática.
·
A professora
conhece a matéria.
·
A professora
apresentou bom material de aula.
4º passo: Estabeleça quantas opções de resposta serão dadas a cada item.
Exemplo
O aluno que assistiu à aula deve ter
impressão – positiva ou negativa - sobre essa aula e não deve, portanto, ficar
“em cima do muro”. Você então estabelece quatro opções de resposta:
o
Discordo completamente
o
Discordo um pouco
o
Concordo um pouco
o
Concordo plenamente
5º passo: Atribua escores a cada alternativa de resposta.
Exemplo
Você pode achar razoável atribuir escores como segue:
§
Discordo completamente: escore zero.
§
Discordo um pouco: escore 1.
§
Concordo um pouco: escore 2.
§
Concordo plenamente: escore 3.
6º passo:
Construa o questionário.
Exemplo
Você pode desenhar o questionário como segue:
7º passo: Aplique o questionário, recolha as respostas e calcule o escore total, dado pela soma dos escores.
Exemplo
Você
pode receber um questionário respondido como segue:
Neste exemplo, o somatório dos escores é:
1 + 2 + 3 + 1 = 6.
Como, na escala de Likert todos os itens têm as
mesmas categorias de respostas, alguns pesquisadores preferem apresentar o
questionário com números – e não com palavras. Facilita a análise, mas pode
dificultar a resposta. Mas é preciso dar ao respondente o significado de cada
número. A pergunta “De zero a dez, que nota você dá a professora?” é descabida.
A nota “7” pode significar “boa aula” para um aluno e “aula regular” para
outro. Aliás, a pergunta não está usando a escala de Likert.
Exemplo
Veja o questionário dado em seguida, em que se pede para atribuir uma nota. Parece mais difícil responder com números do que com palavras.
Empresas que servem a um
grande público e que podem ter respostas por escrito, usam emojes.
A escala de Likert é, provavelmente, a escala mais usada para medir conceitos.
É sempre recomendável:
§ Usar
no máximo sete opções de resposta para cada item.
§ Usar
de preferência palavras como opção de resposta.
§ Usar
cinco ou sete pontos se quiser ter um ponto neutro.
§ Usar
quatro ou seis pontos de se quiser forçar o respondente a mostrar uma posição
positiva ou negativa em relação à declaração apresentada.
1 comment:
Gostei do artigo.
Uma questão relacionada com esta proposição sua:
"Neste exemplo, o somatório dos escores é:
1 + 2 + 3 + 1 = 6".
Não haverá, por aquí, algum engano?
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