Sunday, September 25, 2016

Teste de Scheffé para comparação de médias

Feita a análise de variância, se o valor do teste F resultou significante (isto é, se você rejeitou a hipótese de que as médias são iguais) pode aplicar o teste de Scheffé para comparar contrastes de médias. Então, antes de aprender como se faz o teste de Scheffé, é preciso saber o que é contraste de médias.

De maneira simples, um contraste de médias é uma função linear de médias em que a soma algébrica de seus coeficientes é igual a zero. Por exemplo, sejam três as médias de grupos que o pesquisador quer comparar. A função

é um contraste de médias porque é uma função linear de médias e a soma dos coeficientes das médias 1 + 1 - 2 = 0. Se substituirmos os parâmetros pelas estimativas, temos a estimativa do contraste
com variância 

Em uma análise de variância, a estimativa da variância é dada pelo quadrado médio do resíduo. Se os grupos em comparação (no exemplo são três) tiverem o mesmo número de repetições, isto é, se

a estimativa de variância da estimativa do contrate do exemplo é:
Generalizando, qualquer combinação linear de estimativas de médias

é um contraste se
Para fazer uma análise de variância, é preciso pressupor que as variâncias são constantes e estimadas pelo quadrado médio do resíduo. Se o número de repetições por grupo for o mesmo, a variância do contraste de médias L é estimada por

Para verificar se um contraste de médias é estatisticamente significante em determinado nível, usando o teste de Scheffé, é preciso calcular:
em que k é o número de grupos em comparação, V(Lé a estimativa da variância do contraste de interesse do pesquisador e F é o valor dado na Tabela de F, com (k-1) graus de liberdade no numerador e o número de graus de liberdade do resíduo no denominador. Toda vez que um contraste L de médias for maior do que o respectivo valor de S, declaramos o contraste significante.
Considere os dados apresentados na Tabela 1. Esses dados foram submetidos à análise de variância apresentada na Tabela 2. O valor de F é significante ao nível de 5%. Logo, há pelo uma média de grupo diferente das demais. As médias estão apresentadas na Tabela 3.

Tabela 1. Dados observados, segundo o grupo


Tabela 2. Análise de variância



Tabela 3. Médias segundo o grupo

Vamos testar a hipótese de que as respostas dos grupos tratados são, em média, maiores do que as respostas do grupo controle, aplicando o teste de Scheffé.

Primeiramente, calculamos o contraste de médias:


Depois, calculamos a variância do contraste:


Considerando o nível de significância de 5%, tem-se que o valor crítico de F, com 5 graus de liberdade para grupos e 24 graus de liberdade no resíduo é 2,62. Então:


Como o valor do contraste de interesse calculado com as médias obtidas no experimento é maior que o valor calculado pelo teste de Scheffé, conclui-se que as respostas obtidas dos grupos tratados são, em média, maiores que as respostas do grupo controle.  


5 comments:

Vinicius said...

Onde encontro o seu livro analise de variância para comprar?

Kátia Vaz said...
This comment has been removed by the author.
Marcelle said...
This comment has been removed by the author.
Marcelle said...

Bom dia professora. Sou a Marcelle que comentou com você em outro post sobre o resultado da soma do contraste de médias. O exercício é esse em questão, que você postou com resultado de 81. Eu encontrei 71 nessa soma.

Sonia Vieira said...

Me perdoe, Marcelle, você está certíssima. O valor para o contraste de médias do exemplo dado é 71. Corrigi no texto, embora com enorme atraso. Muito obrigada.