O teste de
Student-Newman-Keuls baseia-se, como o teste de Tukey, na amplitude estudentizada q. Tem,
porém, maior poder do que o teste de Tukey. Isto acontece porque o teste de
Tukey mantém o nível de significância
para experimento (experimentwise Type I error rate) igual ao valor do a escolhido, o que não acontece com o teste de Student-Newman-Keuls.
Aliás, o valor exato da
probabilidade de cometer erro Tipo I, no caso do teste de Student-Newman-Keuls,
não pode ser calculado, devido à natureza sequencial (stepwise) desse teste. A
escolha entre o teste de Tukey ou Student-Newman-Keuls depende da necessidade
racional – e bem explicada – de detectar diferenças significantes entre as
médias.
Para aplicar o teste de
Student-Newman-Keuls, calculamos diferenças críticas diferentes
(dm) que farão a comparação
de duas médias. O valor das diferenças depende de quão próximas estão essas médias. Em outras palavras, a diferença crítica dm compara duas médias que abrangem m (m = 2, 3, ...k) médias
ordenadas, na lista de k médias dos k grupos em comparação no ensaio.
Para entender, imagine que estão sendo comparados k = 4 grupos. Imagine ainda que as médias de grupos foram
calculadas e a média do primeiro grupo é menor que a do segundo, a do segundo menor
que a do terceiro e a do terceiro menor que a do quarto, isto é:
Veja o esquema e entenda:primeiro você compara a maior média com a
menor (m=4); depois, compara a maior média com a segunda menor e a segunda maior com a menor; nestes casos, m = 3. Depois, só restam comparações de médias duas a duas.
Calcule, para cada comparação:
Nessa fórmula:
- q(a, m,GL) denominado amplitude estudentizada é obtido na tabela de amplitude estudentizada q ao nível de significância a, para comparar duas médias que abranjam m médias ordenadas na lista de k médias em comparação, com o número de graus de liberdade do resíduo da ANOVA, GL.
- QMR é o quadrado médio do resíduo da análise de variância;
- r é o número de observações por grupo (estamos pressupondo grupos de mesmo tamanho).
O teste
consiste em declarar duas médias como
estatisticamente diferentes quando o valor absoluto da amplitude entre elas é
igual ou maior do que a amplitude estudentizada mínima significante.
Vamos mostrar como se faz o teste de Student-Newman-Keuls usando um
exemplo. Considere os dados (fictícios) de diminuição da pressão arterial
apresentados na Tabela 1. Esses dados foram submetidos à análise de variância,
que está apresentada na Tabela 2. Como o valor de F é significante ao nível de 5%, existe
pelo menos uma média diferente das demais. As médias amostrais calculadas estão
na Tabela 3.
Tabela 1 - Diminuição da pressão arterial, em milímetros de
mercúrio, segundo o grupo
Tabela 2 - Análise de variância
Tabela 3 - Média
de diminuição da pressão arterial, em milímetros
de mercúrio,
segundo o grupo
Quais são as médias estatisticamente diferentes? A pergunta
pode ser respondida com a aplicação do teste de Student-Newman-Keuls. Para proceder ao teste, é preciso escrever as médias de
grupos em ordem decrescente (ou crescente), como mostra a Tabela 4.
Tabela 4 - Média de diminuição da
pressão arterial em milímetros de mercúrio, na ordem decrescente, segundo
o grupo
A lista ordenada de k =
6 médias do nosso exemplo está na Tabela 4. A maior média amostral é 29, do
grupo D e a menor é 2, do controle. Vamos calcular a diferença crítica dm para comparar essas médias. Então m = 6. Já sabemos, da Tabela 2, que o
resíduo da ANOVA tem 24 graus de liberdade e quadrado médio QMR
= 36,00. Na Tabela 1, temos r = 5. O valor de qa,m é 4,3727. Então
A diferença entre o tratamento D e o
controle (29-2=27) é maior do que a diferença crítica 11,733. Então em média o
tratamento D determina maior diminuição da pressão arterial que o controle.
Talvez você se pergunte: onde acho o valor qa,m=4,3727? Nas tabelas de q (studentized range
o Student’s q), que você encontra na internet. Veja uma “amostra” dessa tabela.
Valor de q
para o nível de significância de 5%
Graus de liberdade
|
Nº de médias em comparação
|
||||||||
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
|
20
|
2,9500
|
3,5779
|
3,9583
|
4,2319
|
4,4452
|
4,6199
|
4,7676
|
4,8954
|
5,0079
|
21
|
2,9410
|
3,5646
|
3,9419
|
4,2130
|
4,4244
|
4,5973
|
4,7435
|
4,8699
|
4,9813
|
22
|
2,9329
|
3,5526
|
3,9270
|
4,1959
|
4,4055
|
4,5769
|
4,7217
|
4,8469
|
4,9572
|
23
|
2,9255
|
3,5417
|
3,9136
|
4,1805
|
4,3883
|
4,5583
|
4,7019
|
4,8260
|
4,9353
|
24
|
2,9188
|
3,5317
|
3,9013
|
4,1663
|
4,3727
|
4,5413
|
4,6838
|
4,8069
|
4,9153
|
25
|
2,9126
|
3,5226
|
3,8900
|
4,1534
|
4,3583
|
4,5258
|
4,6672
|
4,7894
|
4,8969
|
26
|
2,9070
|
3,5142
|
3,8796
|
4,1415
|
4,3451
|
4,5115
|
4,6519
|
4,7733
|
4,8800
|
27
|
2,9017
|
3,5064
|
3,8701
|
4,1305
|
4,3329
|
4,4983
|
4,6378
|
4,7584
|
4,8645
|
28
|
2,8969
|
3,4992
|
3,8612
|
4,1203
|
4,3217
|
4,4861
|
4,6248
|
4,7446
|
4,8500
|
29
|
2,8924
|
3,4926
|
3,8530
|
4,1109
|
4,3112
|
4,4747
|
4,6127
|
4,7319
|
4,8366
|
30
|
2,8882
|
3,4865
|
3,8454
|
4,1021
|
4,3015
|
4,4642
|
4,6014
|
4,7199
|
4,8241
|
Fonte: http://davidmlane.com/hyperstat/sr_table.html
Vamos calcular a dm para comparar médias que abranjam m = 5 médias ordenadas médias.
Então, para comparar as médias de D com B e de A com o controle:A diferença das médias dos grupos D e B (29-8=21) e A e controle (21-2=19) são significantes ao nível de 5%.
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