Nas questões fechadas – as chamadas pesquisas estimuladas nas prévias eleitorais – você oferece ao respondente algumas alternativas de resposta por escrito, ou faz a pergunta pessoalmente ou por telefone. As questões fechadas dão a frequência de cada opção entre as alternativas oferecidas – não trazem informação nova. Mas têm vantagens: são fáceis de responder e fáceis de apurar. Nas prévias eleitorais, os institutos de pesquisa fornecem os nomes dos candidatos já inscritos ou praticamente inscritos, na tentativa de assim prever o resultado das eleições.
Vamos ver algumas particularidades das questões fechadas, mais comumente usadas nas pesquisas acadêmicas.
1. Formatação das questões fechadas
Há várias
maneiras de apresentar as opções de resposta ao respondente. Uma boa escolha é
o uso de caixas ou círculos adequadamente espaçados, com demarcação ou por
parêntesis, no lugar em que o respondente deve ser instruído a assinalar sua
opção com um X.
Exemplo
Questão: O senhor/a senhora frequenta alguma igreja?
o Sim
o Não
Exemplo
Questão:
Deve haver reserva de vagas nas universidades
para
o Negros.
o Indígenas.
o Pessoas pobres.
o Egressos de escolas públicas.
o Ninguém.
Algumas
questões são contingentes, isto é, devem ser respondidas apenas pelos
respondentes que fizeram determinada opção. Quando for este o caso, você faz
duas perguntas, mas só deve responder à segunda pergunta quem respondeu “sim” à
primeira. As perguntas contingentes em geral ajudam, porque facilitam a
resposta e a análise, mas demandam formatação especial.
Exemplo
Questão:
Alguém da sua família pertence à Associação
de Pais e Mestres da nossa escola?
2.
Tipos de resposta que podem ser oferecidos para a questão fechada
Questionários
com questões fechadas são usados em levantamentos feitos por correio (endereço
físico ou endereço eletrônico) e em entrevistas feitas por telefone. Também são
usados questionários com questões fechadas nas prévias eleitorais, nas
pesquisas de opinião e nas pesquisas de mercado em que os respondentes são
abordados em lugares públicos.
As opções de resposta que podem ser oferecidas aos respondentes dependem, evidentemente, da pergunta feita. Mas alguns cuidados são necessários. Quando se perguntam fatos ou atitudes, duas categorias de resposta são, em geral, suficientes. No entanto, quando a pergunta pretende levantar uma opinião, é importante ter a categoria “Não sei”, que dá ao respondente a possibilidade de dizer que não têm opinião ou que ainda não pensou sobre o assunto. Quando esta segunda situação ainda é bastante possível, deve haver, ainda, uma categoria com o título “Não decidi”. As prévias eleitorais têm, sempre, essa categoria.
Exemplos
Questão: O senhor/ a senhora já viajou para o
exterior?
o
Sim
o
Não
Questão: O senhor/ a senhora acha que o Brasil é um país corrupto?
o
Sim
o
Não
o
Não sei
As respostas oferecidas ao respondente devem ser inclusivas, ou seja, os respondentes não devem ficar perdidos, sem saber em que categoria se enquadrar. A solução mais simples – se você não tiver a certeza de que está oferecendo ao respondente todas as opções possíveis de resposta – é colocar uma categoria com a denominação
“Outros ______________” ou
“Sem declaração”.
Exemplo
Questão: Qual é a sua cor ou raça?
o Branca
o Preta
o Amarela
o Parda
o
Indígena
o
Não sei dizer
Segundo,
as respostas oferecidas ao respondente devem ser mutuamente exclusivas, isto é, o respondente não pode se sentir
enquadrado em mais de uma categoria.
Exemplo
Questão (inadequada): Qual é o seu estado civil?
Comentário: As alternativas oferecidas não oferecem
todas as possibilidades. O/A respondente que for, por exemplo, desquitado (a)
ou separado (a) judicialmente, pode achar que não tem opção de resposta.
As opções
de resposta podem ser apresentadas de diferentes maneiras. Algumas questões só
admitem respostas dicotômicas, outras oferecem múltiplas escolhas e outras
oferecem opções escalonadas.
- Binária: a pergunta permite apenas dois tipos de
resposta como, por exemplo, “Sim” e “Não”.
Exemplo
Questão: Você mudou de emprego nos últimos 12
meses?
o Sim
o Não
- Múltipla
escolha: são dadas, ao
respondente, várias opções de resposta, para que ele próprio faça a escolha.
Exemplo
Questão: Qual é o seu grau de escolaridade?
o Fundamental
incompleto
o Fundamental
completo
o Médio
incompleto
o Médio
completo
o Superior
incompleto
o Superior
completo
Exemplo
Questão: Você é a favor da descriminalização da
maconha?
o Totalmente favorável
o Moderadamente favorável
o Indiferente
o Moderadamente contrário
o Totalmente contrário
No exemplo
dado, as respostas vão da concordância para a discordância. Poderia ser feito o
contrário, como é mostrado em seguida.
Exemplo
Questão: Você é a favor da descriminalização da
maconha?
o Totalmente contrário
o
Moderadamente
contrário
o Indiferente
o
Moderadamente
favorável
o Totalmente favorável
Se o
número de respondentes for grande, a recomendação é a de que você faça metade
dos questionários que serão distribuídos indo da concordância para a
discordância e a outra metade indo do da discordância para a concordância.
Itens de Likert
Questionários com cinco alternativas
escalonadas, conhecidas como itens de Likert, são muito usadas em levantamentos
de dados. Likert sugeriu ainda que os questionários fossem formados não apenas
por questões, mas também por declarações, o que aumentaria a flexibilidade do
questionário e tornaria a tarefa do respondente mais agradável. As declarações devem
ser redigidas de forma simples, como, por exemplo: “A aula foi excelente”. O
respondente então assinala seu grau de concordância com cada uma das
declarações que o pesquisador apresentar.
Likert enfatizou o uso de escalas com cinco
alternativas:
1) concorda fortemente;
2) concorda;
3) nem concorda nem discorda;
4) discorda;
5) discorda fortemente.
Mas não
existe um consenso sobre o número de respostas alternativas que devam ser
oferecidas ao respondente. O número ótimo de alternativas depende da natureza
da questão e das características do respondente.
É, porém, conhecido o fato de muitos
respondentes sentirem insegurança para tomar posição diante de certos questionamentos:
ficam “em cima do muro”. As respostas alternativas em número ímpar admitem
sempre um “ponto neutro”: a alternativa do meio da série significa nenhum
posicionamento em relação ao assunto, nenhuma opinião.
Alguns especialistas recomendam evitar o
“ponto neutro” para forçar o respondente a tomar posição – positiva ou negativa
– em relação ao assunto tratado. Recomendam, portanto, número par de respostas
alternativas. Veja o exemplo dado em seguida, que força o respondente a tomar
posição.
Exemplo
Questão: Você considera sua preparação suficiente para o cargo que
ocupa?
Dada à
controvérsia, recomenda-se fazer algumas questões com número par de respostas –
para obter um posicionamento – e outras questões, mais sensíveis, em número ímpar,
para não pressionar demais o respondente.
Vimos a
graduação feita por palavras, mas essa graduação também pode ser feita por
escala diferencial semântica, escala visual analógica, figuras[1].
Escala diferencial semântica:
o respondente é convidado a classificar sua opinião em uma escala linear numérica com,
geralmente, 5 ou 7 níveis. É melhor que os dois extremos sejam explicados
com palavras.
Exemplos
Questão
1 (inadequada):
Considere sua vida,
Comentário: A declaração é muito vaga e a escala é muito ampla. Que resposta você daria? A menos que esteja numa hora de euforia (nota dez) ou de depressão (nota zero), você não encontra critérios para julgar.
Questão
2 (adequada):
Você experimentou nossa máquina
fotográfica. Classifique a declaração feita em seguida numa escala de 1
(Discordo completamente) a 5 (Concordo perfeitamente).
É fácil usar a máquina.
1 2 3
4 5
Escala
visual analógica: é
fornecida uma escala ao respondente, como, por exemplo, uma linha horizontal em
que o respondente deve dar sua resposta fazendo uma cruz no ponto onde ele
próprio se situa.
Exemplo
Questão: Faça uma cruz na linha abaixo no ponto que dá o
grau de dor que está sentindo.
Em lugar
de uma linha, você pode fazer um desenho mais sugestivo.
Exemplo
Questão: Marque (com um X) seu grau de satisfação com o resultado da cirurgia.
Por
figuras: são fornecidas figuras
sugestivas, para o respondente escolher a que mais expressa os sentimentos que
ele tem como resposta à pergunta feita. As figuras devem ser usadas preferencialmente
com crianças ou com pessoas de pouca escolaridade.
Exemplo
Questão:
Como você se sente quando pensa na sua escola?
Exemplo
Questão: Você quer subir na vida. Nas duas escadas
desenhadas abaixo, em que degrau você estava no ano passado? Em que degrau você
está este ano? Marque os degraus com um X.
São dadas aqui algumas sugestões para você levar em conta quando faz seu questionário:
§ Use escalas com, no máximo, sete pontos (se
puder menos, melhor).
§ É difícil para muitas pessoas expressar sentimentos, desconforto,
apreciação em valores numéricos. Então, em vez de dizer:
“Entre um e cinco, que nota você daria à aula que assistiu? ”
Pergunte:
“Que nota você daria à aula que assistiu entre um (aula ruim) e cinco (aula excelente)? ”
- Nunca use números negativos.
§ Algumas pessoas têm dificuldade em distinguir entre “bom” e “muito bom”. Escreva “bom” e “excelente”. Escreva “dor forte” e “dor muito forte” em lugar de “dor forte” e “dor severa”.
Para ajudar na construção das respostas alternativas escalonadas, seguem algumas sugestões.
Expressões usadas nos itens de Likert
Expressões
de concordância
Duas respostas alternativas
o Concordo
o Discordo
Três respostas alternativas
o Concordo
o
Indeciso
o Discordo
Cinco respostas alternativas
o Concordo plenamente
o
Concordo
o Indeciso
o
Discordo
o Discordo completamente
Seis respostas
alternativas
o Concordo plenamente
o
Concordo
moderadamente
o Concordo levemente
o
Discordo
plenamente
o Discordo moderadamente
o
Discordo
completamente
Algumas expressões de frequência
Quatro respostas
alternativas
o Geralmente
o
Às
vezes
o Raramente
o
Nunca
Cinco respostas
alternativas
o Quase sempre
o
Muito
o Ocasionalmente
o
Pouco
o Nunca
Cinco respostas
alternativas
o Sempre
o
Geralmente
o Às vezes
o
Raramente
o Nunca
Algumas expressões de
importância
Cinco respostas
alternativas
o Muito importante
o
Importante
o Mais ou menos importante
o
De pouca
importância
o Sem importância
Algumas expressões de
qualidade
Cinco respostas
alternativas
o Muito bom
o
Bom
o Aceitável
o
Ruim
o Muito ruim
Três respostas
alternativas
o Bom
o
Aceitável
o Ruim
Algumas expressões de
probabilidade
Sete respostas alternativas
o Sempre
o
Muito
provavelmente
o Provavelmente sim
o
Possivelmente
o Provavelmente não
o
Muito
provavelmente não
o Nunca
3.3.1.4.
Uma alternativa
Há quem
considere que é melhor forçar o respondente a uma escolha – e simplesmente
esquecer as escalas. Não teria sentido, portanto, fazer itens com respostas
concorda/discorda, porque algumas pessoas concordam com qualquer coisa que
estiver escrita à sua frente.
Exemplo
Questão
(inadequada): A
maioria dos homens se ajusta à política mais bem do que as mulheres.
o Concordo
o
Discordo
Comentário: Alguns especialistas em questionários
consideram esta maneira de formular a questão inadequada, porque muitas pessoas
concordariam simplesmente porque estão acostumadas a concordar, sem pensar no
assunto.
Questão (adequada): Escolha uma das alternativas:
o
Homens se
ajustam mais bem à política do que mulheres.
o
Homens e
mulheres se ajustam igualmente bem à política.
o
Mulheres
se ajustam mais bem à política do que os homens.
Comentário: Esta segunda questão, que exige escolha
forçada, é mais apropriada.
Em assuntos
controversos, é razoável deixar claro ao respondente que o pesquisador sabe da
existência de opiniões diametralmente opostas – e não está preocupado com o
tipo de resposta que vai receber.
Exemplos
Questão
1: Algumas pessoas acham que homossexuais não podem exercer algumas atividades profissionais.
Outras acham que isso não faz diferença. Em sua opinião, um homossexual pode ou
não ser padre?
Questão
2: Algumas pessoas acreditam que o Brasil não
é afetado por crises econômicas no mundo. Outras pessoas acham que o Brasil é
afetado. O que o senhor pensa?
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