Sunday, July 17, 2022

O que é questionário?

 



Questionário é um instrumento de coleta de dados composto por um conjunto de perguntas, organizadas de forma sistemática, com o objetivo de obter informações de um grupo de pessoas sobre determinado assunto. Pode conter questões abertas, questões fechadas ou os dois tipos de questões.

Um questionário é um dos principais instrumentos usados para a coleta de dados primários, ou seja, dados obtidos diretamente dos participantes de pesquisa. Mas é preciso entender: o questionário não é uma pesquisa: é uma ferramenta de pesquisa. Há diversos tipos de pesquisa que utilizam questionários. Veja algumas.

1.     Pesquisa Quantitativa: neste tipo de pesquisao questionário é organizado com perguntas estruturadas e fechadas, que permitem a coleta de dados numéricos, para posterior análise estatística. Exemplo: pesquisas de opinião, censos, levantamentos epidemiológicos.

2.     Pesquisa Qualitativa: neste caso, o questionário contém perguntas abertas, para que os participantes possam expressar suas opiniões de maneira detalhada. Exemplo: entrevistas semiestruturadas para análise de percepções ou sentimentos.

3.     Pesquisa Exploratória: aqui, o questionário é usado para obter uma visão preliminar sobre um tema, que ajudem a formular hipóteses para futuros estudos.

4.     Pesquisa Descritiva: neste caso, o questionário tem, por objetivo, coletar dados que descrevam características de um grupo populacional ou de um fenômeno, sem necessariamente buscar relações de causa e efeito entre as variáveis.

5.     Pesquisa Explicativa: utiliza o questionário para coletar dados que permitam compreender relações entre variáveis e identificar possíveis causas de determinado fenômeno.

Os questionários podem ser aplicados de diferentes formas. No mais das vezes, as perguntas são feitas verbalmente pelo entrevistador, presencialmente ou por telefone. Também são feitos questionários online ou via dispositivos eletrônicos. O tipo de questionário em que as perguntas são feitas verbalmente pelo entrevistador, mas as respostas são registradas em um dispositivo eletrônico (como celular ou tablet), é chamado de CAPI (Computer-Assisted Personal Interviewing ou Entrevista Pessoal Assistida por Computador). Esse método substitui os questionários em papel e melhora a coleta e a confiabilidade dos dados.

Todo relatório de pesquisa deve apresentar o questionário utilizado, relatar como e onde foram recrutados os respondentes, dar algumas características deles e fornecer explicação sobre a escolha da maneira de perguntar.

Podem ser feitas questões que pedem respostas qualitativas e questões que pedem respostas quantitativas, questões gerais e questões específicas, questões fechadas e questões abertas.

Vamos distinguir aqui respostas quantitativas, isto é, numéricas, de respostas qualitativas, isto é, obtidas por meio de palavras, mostrando maneiras de tratá-las. Se a resposta for em palavras, você precisa escolher se as respostas serão dadas nas palavras do respondente ou se serão oferecidas as alternativas de resposta. Também vamos mostrar a distinção entre pergunta gerais e perguntas específicas. Veja alguns exemplos.

                                   Respostas quantitativas

A questão quantitativa exige que o entrevistado forneça uma resposta numérica ou selecione uma opção pré-definida que represente um valor numérico. Por exemplo, para a pergunta a seguir, a respondente deve fornecer um número.

  Questão: Quantos filhos a senhora tem?

                   __________________

  Questão: Qual é a sua faixa de idade?

  🔲 17 anos ou menos

  🔲 18-20 anos

  🔲 21-29 anos

  🔲 30-39 anos

  🔲 40-49 anos

  🔲 50-59 anos

  🔲 60 anos ou mais

 

Comentário: Quando a pergunta tem como resposta uma variável numérica e você quer dar as alternativas de resposta, escolha as possíveis classes da distribuição de frequências com muito cuidado. Não tente “adivinhar” a distribuição, sem ter ideia dos dados. Números não mentem, mas às vezes não dizem nada. Veja o exemplo.         


Questão (inadequada): Qual é o número de empregados da sua empresa?

 

     🔲 Menos de 500

     🔲 De 500 a 999

     🔲 De 1000 a 2500

     🔲 Mais de 2500.

 

Comentário: O exemplo é verídico e foi dado por autores que trabalham no assunto[1]. Um pesquisador pretendia levantar dados sobre empresas portuguesas. Fez então uma questão sobre o número de empregados da empresa em pergunta fechada, como mostrado. As respostas tabuladas estão na Tabela 1.


                                                        Tabela 1

          Distribuição das empresas segundo o número de trabalhadores


Nº de trabalhadores

Nº de empresas

Percentual

Menos de 500

463

89

De 500 até 1000

37

7,1

De 1000 até 2500

11

2,1

Mais de 2500

9

1,8

Total

520

100%

Não foi possível usar o “tamanho da empresa” para analisar os dados, porque a grande maioria delas (89%) tinha menos de 500 empregados. Teria sido melhor ter feito uma pergunta aberta, como a que segue. Entenda então que, em geral, oferecer respostas alternativas ao respondente é boa ideia, mas, eventualmente, pode não ser uma opção.


Questão (adequada): Qual é o número de empregados da sua empresa? 

Respostas qualitativas

 

Na questão abaixo, a resposta é qualitativa e deve ser escrita (ou dita) nas próprias palavras do respondente.

 

Questão: Por que decidiu fazer este curso? 

            

No exemplo a seguir, a resposta é qualitativa (variável categorizada).  O respondente escolhe uma das opções de resposta.


Questão: Você assistiu à Abertura das Olimpíadas de Paris?

 

🔲   Sim

🔲   Não

🔲   Só uma parte

🔲   Não me lembro

 

             Questões gerais e questões específicas

 É mais fácil compreender a diferença entre questões gerais e específicas por meio de exemplos[2].. No entanto, é importante considerar que muitas pessoas respondem a perguntas gerais com base em sua situação específica. Ainda assim, não se deve buscar respostas específicas por meio de perguntas gerais. O mais adequado é formular perguntas específicas. Veja as duas questões a seguir.


Questão (geral): Gosta de trabalhar em equipe?

 

Questão (específica): Gosta de trabalhar com a equipe que tem hoje?

 

A primeira questão é geral porque trata do trabalho em equipe sem especificar condições. Já a segunda é específica porque se refere ao trabalho com determinada equipe.

Comentário: O respondente pode gostar de trabalhar em equipe, mas não gostar de trabalhar com a equipe que tem hoje. Então, se ele disser “Sim” para a primeira pergunta e “Não” para a segunda, não há incoerência nas respostas.

 Veja outro exemplo, este muito citado em livros de Estatística[3]. Uma colunista de jornal fez essa pergunta em sua coluna. Recebeu cerca de 10.000 respostas e perto de 70% dos respondentes diziam “Não”.

 Questão (geral): Se você tivesse que recomeçar, teria filhos novamente? 

Comentário: A questão é geral, mas provavelmente muitas das respostas tratavam de uma situação específica. A explicação para esse resultado é que, possivelmente, responderam aqueles que enfrentavam problemas com os filhos (uma situação específica).

Outro exemplo, que precisa ser específico para permitir entender o tema.

 

Questão geral (inadequada): Você já foi vítima de ato de violência?

 

Questão específica (adequada) [4]: Alguém já atacou ou ameaçou você com: 

🔲 faca ou revolver?

🔲 qualquer coisa parecida com uma raquete de tênis[5]?

🔲 com uma panela, uma tesoura, um pedaço de pau?

 

 E finalmente, um exemplo do nosso dia a dia.

 

Questão (geral): Você gosta de café?

 

Comentário: A questão geral pode produzir resposta positiva, o que não significa que a pessoa goste do café que você faz (para achar resposta a essa pergunta, é preciso que a pergunta seja específica).

 

                    Onde colocar questões demográficas?

Perguntas sobre demografia são feitas no final do questionário, principalmente no caso de perguntas qualitativas. Isso ocorre porque:

    ·        No início, perguntas mais gerais mais bem mantêm o interesse do entrevistado.

      ·        Questões demográficas podem parecer intrusivas se feitas cedo, podendo afetar a disposição do entrevistado em continuar.

      ·        É recomendável deixar perguntas demográficas para o final porque isso permite que, caso o entrevistado desista da pesquisa antes de terminar, pelo menos algumas informações essenciais já tenham sido coletadas.

No entanto, em alguns estudos como censos, e também em levantamentos epidemiológicos, pesquisas de opinião, pesquisas de mercado e pesquisas acadêmicas nas áreas de saúde, por exemplo, perguntas sobre variáveis demográficas devem vir no início, se forem usadas para direcionar quais outras perguntas serão aplicadas.

                                                       Referências 

 

[1] Hill, M. M.; Hill, A. Investigação por questionário. Lisboa: Edições Silabo, 2ª edição, 2ª reimpressão, 2005. P. 125.

2 Hill, M. M.; Hill, A. Investigação por questionário. Lisboa: Edições Silabo, 2ª edição, 2ª reimpressão, 2005. P. 91-92.

3 Moore, D. S. Statistics: concepts and controversies. New York: Freeman and Company, 1979, p. 11.

4 NCVS – National Crime Vitimization Survey (Levantamento Nacional sobre Vítimas de Crimes) é uma série de dados sobre vítimas de crimes nos Estados Unidos, que começou a ser levantada em 1973. Disponível em: http://icpsr.umich.edu/NACJD/NCVS/ . Acesso em 27 de janeiro de 2009.

5 No original, bastão de beisebol.



           

No comments: