Questionário é um conjunto de perguntas propostas por um pesquisador para obter informação sobre um assunto específico. Existem diversos estilos e formatos de questionários, que dependem da finalidade da pesquisa, da população que será pesquisada, da experiência do pesquisador no assunto. Em geral, um questionário é respondido por escrito, mas também pode ser usado em entrevistas estruturadas, fazendo assim com que o entrevistador mantenha o foco.
Todo relatório de pesquisa deve apresentar
o questionário utilizado, relatar como e onde foram recrutados os respondentes,
dar algumas características deles e fornecer explicação sobre a escolha da maneira
de perguntar.
Podem ser feitas questões que pedem respostas
qualitativas e questões que pedem respostas quantitativas, questões gerais e
questões específicas, questões fechadas e questões abertas.
Nesta primeira postagem sobre o assunto,
vamos distinguir respostas quantitativas, isto é, numéricas, de respostas
qualitativas, isto é, obtidas por meio de palavras, mostrando maneiras de trata-las.
Se a resposta for em palavras, você precisa escolher se as respostas serão
dadas nas palavras do respondente ou se serão oferecidas as alternativas de
resposta. Também vamos mostrar a distinção entre pergunta gerais e perguntas
específicas. Veja alguns exemplos.
Respostas quantitativas
Exemplos
1.
Algumas questões pedem resposta quantitativa
(variável discreta). No exemplo, a respondente deve fornecer um número ou, então,
se recusar a responder.
Questão:
Quantos filhos a senhora tem?
__________________
2.
A resposta também é quantitativa (variável idade
é numérica, mas está distribuída em classes), quando o respondente não fornece
um número, mas apenas se enquadra em uma das alternativas que lhe são
oferecidas.
Questão: Qual é a sua faixa de idade?
o 17
anos ou menos
o 18-20
anos
o 21-29
anos
o 30-39
anos
o 40-49
anos
o 50-59
anos
o 60
anos ou mais
3.
Quando a pergunta tem como resposta uma
variável numérica e você quer dar as alternativas de resposta, escolha as
possíveis classes da distribuição de frequências com muito cuidado. Não tente
“adivinhar” a distribuição, sem ter ideia dos dados. Números não mentem, mas às
vezes não dizem nada. Veja o exemplo.
Questão (inadequada):
Qual é o número de empregados da sua empresa?
o
Menos de 500
o
De
o
De
o
Mais de 2500.
Comentário: O
exemplo é verídico e foi dado por autores que trabalham no assunto[1].
Um pesquisador pretendia levantar dados sobre empresas portuguesas. Fez então
uma questão sobre o número de empregados da empresa em pergunta fechada, como mostrado.
As respostas tabuladas estão na Tabela 3.1.
Tabela
1: Distribuição das empresas segundo o número de trabalhadores.
Nº
de trabalhadores |
Nº de empresas |
Percentual |
Menos
de 500 |
463 |
89 |
De
500 até 1000 |
37 |
7,1 |
De
1000 até 2500 |
11 |
2,1 |
Mais
de 2500 |
9 |
1,8 |
Total |
520 |
100% |
Não
foi possível usar o “tamanho da empresa” para analisar os dados, porque a
grande maioria delas (89%) tinha menos de 500 empregados. Teria sido melhor ter
feito uma pergunta aberta, como a que segue. Entenda então que, em geral,
oferecer respostas alternativas ao respondente é boa ideia, mas, eventualmente,
pode não ser a melhor opção.
Questão (adequada):
Qual é o número de empregados da sua empresa?
Na questão abaixo, a resposta é qualitativa
e deve ser escrita (ou dita) nas próprias palavras do respondente.
Questão: Por que decidiu fazer este curso?
No exemplo a seguir, a resposta é qualitativa (variável categorizada). O respondente escolhe uma das opções de resposta.
4.
Questão:
Você assistiu à Abertura das Olimpíadas de Tóquio?
o Sim
o Não
o Só uma parte
o Não me lembro
Questões gerais e questões específicas
É mais fácil entender a diferença entre
questões gerais e específicas por meio de exemplos[2]. No
entanto, é preciso considerar que muitas pessoas respondem perguntas gerais em
função da situação específica em que vivem. Mesmo assim, não se devem buscar
respostas específicas fazendo perguntas gerais. É sempre mais indicado fazer perguntas
específicas.Veja as duas questões apresentadas em seguida.
Questão (geral):
Gosta de trabalhar em equipe?
Questão (específica):
Gosta de trabalhar com a equipe que tem hoje?
A
primeira questão é geral porque trata
do trabalho em equipe sem especificar condições. Já a segunda é específica porque se refere ao trabalho
com determinada equipe. Não há incoerência nas respostas: o respondente pode
gostar de trabalhar em equipe, mas não gostar de trabalhar com a equipe que tem
hoje.
Veja outro exemplo, este muito citado em
livros de Estatística[3].
Uma colunista de jornal fez essa pergunta em sua coluna. Recebeu cerca de
10.000 respostas e perto de 70% dos respondentes diziam “Não”.
Questão
(geral): Se você tivesse que recomeçar, teria filhos novamente?
A questão é geral, mas provavelmente muitas
das respostas tratavam de uma situação específica. A explicação para esse
resultado é que, possivelmente, responderam aqueles que enfrentavam problemas
com os filhos (uma situação específica).
Outro exemplo, que precisa ser específico
para permitir entender o tema.
Questão
geral (inadequada): Você já foi vítima de ato de violência?
Questão
específica (adequada) [4]: Alguém já atacou ou ameaçou você com: a)
faca ou revolver? b) qualquer coisa parecida com uma raquete de tênis[5]?
c) com uma panela, uma tesoura, um pedaço de pau?
E finalmente, um exemplo do nosso dia a
dia.
Questão
(geral): Você gosta de café?
A questão geral pode produzir resposta
positiva, o que não significa que a pessoa goste do café que você faz (a
pergunta seria específica).
[1] Hill, M. M.; Hill, A. Investigação por questionário. Lisboa: Edições Silabo, 2ª edição, 2ª
reimpressão, 2005. P. 125.
2 Hill, M. M.; Hill, A. Investigação por questionário. Lisboa: Edições Silabo, 2ª edição, 2ª
reimpressão, 2005.
P. 91-92.
3 Moore, D. S. Statistics: concepts and controversies.
4 NCVS – National Crime Vitimization Survey (Levantamento Nacional sobre Vítimas de Crimes) é uma série de dados sobre vítimas de crimes nos Estados Unidos, que começou a ser levantada em 1973. Disponível em: http://icpsr.umich.edu/NACJD/NCVS/ . Acesso em 27 de janeiro de 2009.
5 No original, bastão de beisebol.
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