Questionário é um conjunto de perguntas propostas por um pesquisador para obter informação sobre um assunto específico. Existem diversos estilos e formatos de questionários, que dependem da finalidade da pesquisa, da população que será pesquisada, da experiência do pesquisador no assunto. Em geral, um questionário é respondido por escrito, mas também pode ser usado em entrevistas estruturadas, fazendo assim com que o entrevistador mantenha o foco.
Todo
relatório de pesquisa deve apresentar o questionário utilizado, relatar como e
onde foram recrutados os respondentes, dar algumas características deles e
fornecer explicação sobre a escolha da maneira de perguntar.
Podem
ser feitas questões que pedem respostas qualitativas e questões que pedem
respostas quantitativas, questões gerais e questões específicas, questões
fechadas e questões abertas.
Nesta
primeira postagem sobre o assunto, vamos distinguir respostas quantitativas,
isto é, numéricas, de respostas qualitativas, isto é, obtidas por meio de
palavras, mostrando maneiras de trata-las. Se a resposta for em palavras, você
precisa escolher se as respostas serão dadas nas palavras do respondente ou se
serão oferecidas as alternativas de resposta. Também vamos mostrar a distinção
entre pergunta gerais e perguntas específicas. Veja alguns exemplos.
Respostas quantitativas
1. Algumas questões pedem resposta quantitativa (variável discreta). No exemplo, a respondente deve fornecer um número ou, então, se recusar a responder.
Questão: Quantos filhos a senhora tem?
__________________
2. A resposta também é quantitativa
(variável idade é numérica, mas está distribuída em classes), quando o
respondente não fornece um número, mas apenas se enquadra em uma das
alternativas que lhe são oferecidas. Veja o exemplo.
Questão: Qual é a sua faixa de idade?
o 17 anos
ou menos
o 18-20
anos
o 21-29
anos
o 30-39
anos
o 40-49
anos
o 50-59
anos
o 60 anos
ou mais
3. Quando
a pergunta tem como resposta uma variável numérica e você quer dar as
alternativas de resposta, escolha as possíveis classes da distribuição de
frequências com muito cuidado. Não tente “adivinhar” a distribuição, sem ter
ideia dos dados. Números não mentem, mas às vezes não dizem nada. Veja o
exemplo.
Questão (inadequada): Qual é o número de empregados da sua empresa?
o Menos
de 500
o De 500
a 999
o De 1000
a 2500
o Mais
de 2500.
Comentário: O
exemplo é verídico e foi dado por autores que trabalham no assunto[1]. Um pesquisador pretendia levantar
dados sobre empresas portuguesas. Fez então uma questão sobre o número de
empregados da empresa em pergunta fechada, como mostrado. As respostas
tabuladas estão na Tabela 1.
Tabela 1: Distribuição das empresas segundo o
número de trabalhadores
Nº de
trabalhadores |
Nº de
empresas |
Percentual |
Menos de
500 |
463 |
89 |
De 500
até 1000 |
37 |
7,1 |
De 1000
até 2500 |
11 |
2,1 |
Mais de
2500 |
9 |
1,8 |
Total |
520 |
100% |
Não foi possível usar o “tamanho
da empresa” para analisar os dados, porque a grande maioria delas (89%) tinha
menos de 500 empregados. Teria sido melhor ter feito uma pergunta aberta, como
a que segue. Entenda então que, em geral, oferecer respostas alternativas ao
respondente é boa ideia, mas, eventualmente, pode não ser uma opção.
Questão
(adequada): Qual é o número de
empregados da sua empresa?
Respostas
qualitativas
Na questão abaixo, a resposta é qualitativa e deve
ser escrita (ou dita) nas próprias palavras do respondente.
Questão: Por que decidiu fazer este curso?
No exemplo a seguir, a resposta é qualitativa
(variável categorizada). O respondente escolhe uma das opções de
resposta.
4. Questão: Você
assistiu à Abertura das Olimpíadas de Tóquio?
o Sim
o Não
o Só
uma parte
o Não
me lembro
Questões
gerais e questões específicas
É mais fácil entender a diferença entre questões
gerais e específicas por meio de exemplos[2]. No entanto, é preciso considerar que
muitas pessoas respondem perguntas gerais em função da situação específica em
que vivem. Mesmo assim, não se devem buscar respostas específicas fazendo
perguntas gerais. É sempre mais indicado fazer perguntas específicas.Veja as
duas questões apresentadas em seguida.
Questão (geral): Gosta
de trabalhar em equipe?
Questão (específica): Gosta de trabalhar com a equipe que tem hoje?
A primeira
questão é geral porque trata do trabalho em equipe sem
especificar condições. Já a segunda é específica porque se
refere ao trabalho com determinada equipe. Não há incoerência nas respostas: o
respondente pode gostar de trabalhar em equipe, mas não gostar de trabalhar com
a equipe que tem hoje.
Veja
outro exemplo, este muito citado em livros de Estatística[3]. Uma colunista de jornal fez essa
pergunta em sua coluna. Recebeu cerca de 10.000 respostas e perto de 70% dos
respondentes diziam “Não”.
Questão (geral): Se
você tivesse que recomeçar, teria filhos novamente?
A questão é geral, mas provavelmente muitas das
respostas tratavam de uma situação específica. A explicação para esse resultado
é que, possivelmente, responderam aqueles que enfrentavam problemas com os
filhos (uma situação específica).
Outro exemplo, que precisa ser específico para
permitir entender o tema.
Questão geral (inadequada): Você já foi vítima de ato de violência?
Questão específica (adequada) [4]: Alguém já atacou ou ameaçou você com:
a) faca ou revolver?
b) qualquer coisa
parecida com uma raquete de tênis[5]?
c) com uma panela, uma
tesoura, um pedaço de pau?
E finalmente, um exemplo do nosso dia a dia.
Questão
(geral): Você gosta de café?
A questão geral pode produzir resposta positiva, o
que não significa que a pessoa goste do café que você faz (a pergunta seria
específica).
[1] Hill, M. M.; Hill, A. Investigação por questionário. Lisboa: Edições Silabo, 2ª edição, 2ª
reimpressão, 2005. P. 125.
2 Hill, M. M.; Hill, A. Investigação por questionário. Lisboa: Edições Silabo, 2ª edição, 2ª
reimpressão, 2005.
P. 91-92.
3 Moore, D. S. Statistics: concepts and controversies.
4 NCVS – National Crime Vitimization Survey (Levantamento Nacional sobre Vítimas de Crimes) é uma série de dados sobre vítimas de crimes nos Estados Unidos, que começou a ser levantada em 1973. Disponível em: http://icpsr.umich.edu/NACJD/NCVS/ . Acesso em 27 de janeiro de 2009.
5 No original, bastão de beisebol.
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