Questionário
é
um instrumento de coleta de dados composto por um conjunto de perguntas,
organizadas de forma sistemática, com o objetivo de obter informações de um
grupo de pessoas sobre determinado assunto. Pode conter questões abertas, questões
fechadas ou os dois tipos de questões.
Um questionário é um dos
principais instrumentos usados para a coleta de dados primários, ou seja, dados
obtidos diretamente dos participantes de pesquisa. Mas é preciso entender: o
questionário não é uma pesquisa: é uma ferramenta de pesquisa. Há
diversos tipos de pesquisa que utilizam questionários. Veja algumas.
1. Pesquisa Quantitativa: neste tipo de pesquisa, o questionário
é organizado com perguntas estruturadas e fechadas, que permitem a coleta de
dados numéricos, para posterior análise estatística. Exemplo: pesquisas de
opinião, censos, levantamentos epidemiológicos.
2. Pesquisa Qualitativa: neste caso, o questionário contém
perguntas abertas, para que os participantes possam expressar suas opiniões de
maneira detalhada. Exemplo: entrevistas semiestruturadas para análise de
percepções ou sentimentos.
3. Pesquisa Exploratória: aqui, o questionário é usado para obter
uma visão preliminar sobre um tema, que ajudem a formular hipóteses para
futuros estudos.
4. Pesquisa Descritiva: neste caso, o questionário tem, por objetivo,
coletar dados que descrevam características de um grupo populacional ou de um
fenômeno, sem necessariamente buscar relações de causa e efeito entre as
variáveis.
5. Pesquisa Explicativa: utiliza o questionário para coletar dados que
permitam compreender relações entre variáveis e identificar possíveis causas de
determinado fenômeno.
Os questionários podem ser aplicados de diferentes formas. No mais das vezes, as perguntas são feitas verbalmente pelo entrevistador, presencialmente ou por telefone. Também são feitos questionários online ou via dispositivos eletrônicos. O tipo de questionário em que as perguntas são feitas verbalmente pelo entrevistador, mas as respostas são registradas em um dispositivo eletrônico (como celular ou tablet), é chamado de CAPI (Computer-Assisted Personal Interviewing ou Entrevista Pessoal Assistida por Computador). Esse método substitui os questionários em papel e melhora a coleta e a confiabilidade dos dados.
Todo
relatório de pesquisa deve apresentar o questionário utilizado, relatar como e
onde foram recrutados os respondentes, dar algumas características deles e
fornecer explicação sobre a escolha da maneira de perguntar.
Podem
ser feitas questões que pedem respostas qualitativas e questões que pedem
respostas quantitativas, questões gerais e questões específicas, questões
fechadas e questões abertas.
Vamos distinguir aqui respostas quantitativas, isto é, numéricas, de respostas qualitativas, isto é, obtidas por meio de palavras, mostrando maneiras de tratá-las. Se a resposta for em palavras, você precisa escolher se as respostas serão dadas nas palavras do respondente ou se serão oferecidas as alternativas de resposta. Também vamos mostrar a distinção entre pergunta gerais e perguntas específicas. Veja alguns exemplos.
Respostas quantitativas
A questão quantitativa exige que o entrevistado forneça uma resposta numérica ou selecione uma opção pré-definida que represente um valor numérico. Por exemplo, para a pergunta a seguir, a respondente deve fornecer um número.
Questão: Quantos
filhos a senhora tem?
__________________
🔲 17 anos ou menos
🔲 18-20 anos
🔲 21-29 anos
🔲 30-39 anos
🔲 40-49 anos
🔲 50-59 anos
🔲 60 anos ou mais
✅ Comentário: Quando a pergunta tem como resposta uma variável numérica e você quer dar as alternativas de resposta, escolha as possíveis classes da distribuição de frequências com muito cuidado. Não tente “adivinhar” a distribuição, sem ter ideia dos dados. Números não mentem, mas às vezes não dizem nada. Veja o exemplo.
Questão
(inadequada): Qual
é o número de empregados da sua empresa?
🔲 Menos de
500
🔲 De 500
a 999
🔲 De 1000
a 2500
🔲 Mais de
2500.
✅ Comentário: O exemplo é
verídico e foi dado por autores que trabalham no assunto[1]. Um pesquisador pretendia levantar
dados sobre empresas portuguesas. Fez então uma questão sobre o número de
empregados da empresa em pergunta fechada, como mostrado. As respostas
tabuladas estão na Tabela 1.
Tabela 1
Distribuição das empresas segundo o número de trabalhadores
Nº de trabalhadores |
Nº de empresas |
Percentual |
|
Menos de 500 |
463 |
89 |
|
De 500 até 1000 |
37 |
7,1 |
|
De 1000 até 2500 |
11 |
2,1 |
|
Mais de 2500 |
9 |
1,8 |
|
Total |
520 |
100% |
Não foi possível usar o “tamanho da empresa” para analisar os dados, porque a grande maioria delas (89%) tinha menos de 500 empregados. Teria sido melhor ter feito uma pergunta aberta, como a que segue. Entenda então que, em geral, oferecer respostas alternativas ao respondente é boa ideia, mas, eventualmente, pode não ser uma opção.
Questão (adequada): Qual é o número de empregados da sua empresa?
Respostas qualitativas
Na questão
abaixo, a resposta é qualitativa e deve ser escrita (ou dita) nas próprias
palavras do respondente.
Questão: Por que decidiu fazer este curso?
No exemplo a seguir, a resposta é qualitativa (variável categorizada). O respondente escolhe uma das opções de resposta.
Questão: Você
assistiu à Abertura das Olimpíadas de Paris?
🔲 Sim
🔲 Não
🔲 Só
uma parte
🔲 Não
me lembro
Questões
gerais e questões específicas
É
mais fácil compreender a diferença entre questões gerais e específicas por meio
de exemplos[2].. No entanto, é importante considerar que muitas pessoas respondem
a perguntas gerais com base em sua situação específica. Ainda assim, não se
deve buscar respostas específicas por meio de perguntas gerais. O mais adequado
é formular perguntas específicas. Veja as duas questões a seguir.
Questão
(geral): Gosta de trabalhar em
equipe?
Questão
(específica): Gosta de trabalhar com a
equipe que tem hoje?
A
primeira questão é geral porque trata do trabalho em equipe
sem especificar condições. Já a segunda é específica porque se
refere ao trabalho com determinada equipe.
✅ Comentário:
O
respondente pode gostar de trabalhar em equipe, mas não gostar de trabalhar com
a equipe que tem hoje. Então, se ele disser “Sim” para a primeira pergunta e “Não”
para a segunda, não há incoerência nas respostas.
Veja
outro exemplo, este muito citado em livros de Estatística[3]. Uma colunista de jornal fez essa
pergunta em sua coluna. Recebeu cerca de 10.000 respostas e perto de 70% dos
respondentes diziam “Não”.
Questão
(geral): Se você tivesse que recomeçar, teria filhos novamente?
✅ Comentário:
A
questão é geral, mas provavelmente muitas das respostas tratavam de uma
situação específica. A explicação para esse resultado é que, possivelmente,
responderam aqueles que enfrentavam problemas com os filhos (uma situação
específica).
Outro
exemplo, que precisa ser específico para permitir entender o tema.
Questão
geral (inadequada): Você já foi vítima de ato
de violência?
Questão
específica (adequada) [4]: Alguém
já atacou ou ameaçou você com:
🔲 faca ou
revolver?
🔲 qualquer
coisa parecida com uma raquete de tênis[5]?
🔲 com uma
panela, uma tesoura, um pedaço de pau?
E finalmente, um exemplo do nosso dia a dia.
Questão
(geral): Você
gosta de café?
✅ Comentário: A questão
geral pode produzir resposta positiva, o que não significa que a pessoa goste
do café que você faz (para achar resposta a essa pergunta, é preciso que a
pergunta seja específica).
Onde colocar
questões demográficas?
Perguntas sobre demografia são
feitas no final do questionário, principalmente no caso de perguntas
qualitativas. Isso ocorre porque:
·
No início, perguntas mais gerais mais bem mantêm o
interesse do entrevistado.
·
Questões demográficas podem parecer intrusivas se
feitas cedo, podendo afetar a disposição do entrevistado em continuar.
·
É recomendável deixar perguntas demográficas para o
final porque isso permite que, caso o entrevistado desista da pesquisa antes de
terminar, pelo menos algumas informações essenciais já tenham sido coletadas.
No entanto,
em alguns estudos como censos, e também em levantamentos epidemiológicos,
pesquisas de opinião, pesquisas de mercado e pesquisas acadêmicas nas áreas de
saúde, por exemplo, perguntas sobre variáveis demográficas devem vir no início,
se forem usadas para direcionar quais outras perguntas serão aplicadas.
Referências
[1] Hill,
M. M.; Hill, A. Investigação por questionário. Lisboa: Edições
Silabo, 2ª edição, 2ª reimpressão, 2005. P. 125.
2 Hill,
M. M.; Hill, A. Investigação por questionário. Lisboa: Edições
Silabo, 2ª edição, 2ª reimpressão, 2005. P. 91-92.
3 Moore, D. S. Statistics: concepts
and controversies. New York: Freeman and Company, 1979, p. 11.
4 NCVS
– National Crime Vitimization Survey (Levantamento Nacional
sobre Vítimas de Crimes) é uma série de dados sobre vítimas de crimes nos
Estados Unidos, que começou a ser levantada em 1973. Disponível em: http://icpsr.umich.edu/NACJD/NCVS/ .
Acesso em 27 de janeiro de 2009.
5 No
original, bastão de beisebol.
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