Monday, August 08, 2022

Questionário em pesquisas espontâneas

                                         

Nas pesquisas espontâneas, que podem ser feitas nas prévias eleitorais, os questionários contêm questões abertas, ou seja, o pesquisador não sugere respostas ao entrevistado. A pessoa responde com suas próprias palavras, o que pode revelar ideias que o  pesquisador não havia considerado, quando elaborou o questionário.

Durante as pré-campanhas para eleições, pesquisas espontâneas são muito utilizadas porque indicam, principalmente, o nível de lembrança que o eleitor tem de um político, permitindo assim estimar  o potencial de votos em uma futura candidatura.

Se você estiver planejando uma pesquisa com questões abertas, pense como responderia a cada uma delas. Avalie se as respostas podem ser longas e, se for este o caso, delimite o espaço para a escrita, no caso dos questionários de auto aplicação, ou o tempo de exposição, no caso de entrevistas pessoais.

                                               Exemplo de resposta curta

Questão: Para qual time de futebol você torce?

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                  Exemplo de resposta que pode ser longa

  Questão: Por que o senhor decidiu comprar este carro?

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A vantagem óbvia da questão aberta é conseguir respostas que em geral refletem, de fato, a opinião do respondente. Você pode receber respostas inesperadas, que ajudarão a entender o assunto que você está estudando. Mas pode não receber resposta alguma, ou receber resposta ofensiva ou malcriada.

As dificuldades ficam por conta da pergunta. Nem sempre o entrevistado sabe a resposta, ou diz a verdade. Em certas circunstâncias - como no local de trabalho ou como uma testemunha em um inquérito policial - o respondente pode ter medo de responder. E não se esqueça que fazer entrevistas exige empatia - o respondente pode simplesmente "não ir com a sua cara". 

No caso de questões abertas, não é fácil analisar os resultados e nem sempre pode ser feita uma análise estatística. Isto implica despender muito mais tempo e dinheiro com a análise de questões abertas do que com questões fechadas (1).

   As respostas às questões abertas devem ser analisadas por um profissional especializado. No entanto, é possível fornecer uma noção geral de como esse processo é conduzido (2):

            1.         Leia todas as respostas;

            2.         Anote as ideias mestras descritoras do essencial nos depoimentos;

             3.     Agrupe as ideias que têm significado semelhante;

             4.     Busque expressões que descrevam cada uma das ideias mestras.


                          Exemplo de análise de questões abertas

Questão: Que benefícios o curso trouxe para você?

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 Comentário: Se essa pergunta foi feita para 100 alunos ao final de um curso, seria preciso analisar pelo menos 40 questionários para para identificar padrões de resposta Suponha que as respostas de três alunos, designados por A, B, C, foram:

     1.     Aluno A: Oportunidade para conhecer colegas e superar minha dificuldade de trabalhar em grupo.

2.    Aluno B: Conheci colegas e aprendi técnicas para melhorar minhas relações com os clientes.

3.     Aluno C: Gostei de trabalhar com o grupo.

     Dessas três respostas, você tira que foram assinaladas, pelos   alunos, três benefícios do curso:

1.      Conhecer colegas;

2.      Aprender participar de trabalhos em grupo;

3.      Melhorar as relações com clientes.

                         Exemplo de identificação de ideias principais

As doenças degenerativas afetam todo o organismo. A artrite reumatoide (AR), também conhecida como reumatismo deformante, é um exemplo. No entanto, muitos médicos focam no paciente e negligenciam o impacto da doença na família. 

O artigo Family Matters: The impact of RA on the partners and family members (3) chama a atenção para a necessidade de olhar o entorno, a família, o trabalho, os amigos do doente, apresentando os resultados de uma pesquisa com respostas espontâneas. Veja alguns resultados de uma análise de conteúdo (4) sobre o impacto em filhos de pessoas com artrite reumatoide.

Os filhos relatam que é difícil testemunhar o sofrimento diário do pai ou da mãe, sentem ansiedade ao receber notícias sobre novos tratamentos e percebem o impacto da doença na tomada de decisões em suas próprias vidas.

Aqueles que tinham menos de 18 anos quando um dos pais recebeu o diagnóstico lembram que, ainda crianças, estavam sempre conscientes da condição doente de seu pai ou mãe. Relatam ter sentido medo ou ansiedade e percebiam que certas atividades eram limitadas devido à artrite reumatoide de um dos pais.

A partir da análise das principais ideias nos relatos, foi possível quantificar algumas percepções. Entre os entrevistados, 83% afirmam que a doença de um dos pais impactou sua vida na idade adultaDentre esses, relataram:

1.        Preocupação com o pai ou mãe doente (85%)

2.        Escolhas diferentes sobre sua própria saúde e estilo de vida (44%)

3.       A doença de um dos pais foi fator decisivo para a escolha de onde morar ou trabalhar (35%).

                                  

                              Vantagens e desvantagens das questões abertas

                                                          Vantagens

1.       Permitem que os respondentes se expressem em suas próprias palavras.

2.       Indicam o nível de informação do respondente.

3.       Podem trazer informação inesperada.

Os pesquisadores da área qualitativa preferem as questões abertas. Eles enfatizam a relatividade cultural do sentido das palavras – isto é, as palavras do respondente devem ser entendidas com o significado que o respondente dá a elas. Ainda, o significado dado a uma palavra em determinada situação pode ser bem diferente do significado dado em outra situação (5).

As questões abertas são muito úteis na “garimpagem”, gíria que os pesquisadores usam para dizer que é preciso buscar, nas respostas dos respondentes, boas ideias para a discussão do trabalho ou, até mesmo, novas pesquisas. As questões abertas são, portanto, mais recomendadas nos estudos iniciais de certas áreas, porque ajudam o pesquisador a desenvolver opções de resposta para questões fechadas em um projeto maior.

                                      Desvantagens 

 As questões abertas exigem reflexão para chegar a uma resposta e podem, por conta disso, cansar ou desagradar o respondente, que acaba desistindo de participar. Ainda, a análise dos dados é difícil.

                                                   Referências

1.    O que é análise de conteúdo?   https://www.blogger.com/blog/post/edit/24844129/7500330494802219092

2.    Bioética - Universidade São Camilo.

         https://www.blogger.com/blog/post/edit/24844129/515880692661587033

3. Survey 2012 - National Rheumatoid Arthritis Society:

       http://www.google.com.br/#sclient=psy-ab&hl=pt-   Acesso em junho de 2012.

4. O impacto da doença degenerativa na família. https://soniavieira.blogspot.com/2013/04/

5. Foddy, W. Constructing questions for interviews and questionnaires: Theory and practice in social research. New York, Cambridge University Press. 1996. p.126.

 






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