Wednesday, June 29, 2016

Distribuição de probabilidades

 
intenção é mostrar aqui o que é uma distribuição de probabilidades. Mas antes, vamos rever alguns conhecimentos que você já tem.

1.    Geralmente, os estatísticos usam letra maiúscula para representar a variável aleatória e letra minúscula para representar seus resultados. 

EXEMPLO
·       X é a variável aleatória que representa o número de moradores em uma residência.

·       P (X) representa a probabilidade de ocorrer um valor de X.

·        P (X = x) indica a probabilidade de a variável aleatória X ser igual a um valor x em particular. Logo, P (X = 1) indica a probabilidade de a variável aleatória X assumir o valor x = 1.

1.    Função é a relação de um conjunto de inputs com um conjunto de possíveis outputs, sendo cada input relacionado a exatamente um output.
2.    Domínio da função é o conjunto de inputs.
3.    Codomínio da função é o conjunto de outputs.

EXEMPLO
É dada a função f(X) = 2 X. O domínio da função é o conjunto de inteiros 1; 2 ; 3. Logo, o codomínio será 2; 4; 6. Veja abaixo.
                

A variável discreta é contável em determinado período de tempo. Não pode assumir qualquer valor em dado intervalo.

EXEMPLOS
Número de carros em um estacionamento; número de moedas que você tem no bolso; número de alunos na sala de aula; número de ovos em uma cesta; número de dias úteis na semana; número de chamadas telefônicas em um escritório.

Função de probabilidade é a função de uma variável aleatória discreta que fornece a probabilidade de ocorrer qualquer um dos valores que estão no domínio dessa variável. É indicada por P. A função de probabilidade tem as seguintes propriedades:

1.    A probabilidade de ocorrer qualquer um dos valores possíveis de X é maior do que zero.

P(X =x) ≥ 0

2.    A soma das probabilidades de ocorrência de todos os valores possíveis de X é, obrigatoriamente, igual a 1. 
    
                                                      para = 1; 2; ...;n


Distribuição de probabilidades é uma equação ou uma tabela que relaciona cada resultado possível de uma variável aleatória discreta com sua probabilidade de ocorrência.

EXEMPLO
Seja X o número de caras que podem ocorrer quando se joga uma moeda duas vezes.  Veja o diagrama de árvore abaixo. A função de probabilidade é dada por 

A mais simples distribuição de probabilidades é a chamada distribuição uniforme – em que todos os resultados possíveis ocorrem com a mesma probabilidade, isto é,


EXEMPLO
Seja X o resultado que pode ocorrer quando se joga um dado bem balanceado.  A distribuição de probabilidades é 

     para x =1; 2; 3; 4; 5; 6.

É importante saber que variável aleatória não significa variável que pode assumir qualquer valor (um número aleatório). Significa variável que tem um conjunto de resultados possíveis e cada resultado tem determinada probabilidade de acontecer. A palavra “aleatória” indica apenas que os resultados se sucedem ao acaso – sem que você saiba qual resultado irá ocorrer. 

VEJA TAMBÉM:





No comments: