A confiabilidade
de um instrumento de medida tem diferentes aspectos. Existem, pois, diferentes
estatísticas para estimar confiabilidade, cada qual avaliando um aspecto da
conformidade do instrumento. Podem ser avaliadas:
· A confiabilidade
entre examinadores, ou seja, o grau com que diferentes examinadores veem o
mesmo fenômeno, usando o mesmo instrumento.
· A confiabilidade
do teste-reteste, isto é, a consistência das medidas feitas com o mesmo
instrumento de medida, em ocasiões diferentes.
· A confiabilidade
de forma paralela, que é a consistência dos resultados de dois instrumentos
diferentes, mas construídos da mesma maneira.
Todas estas características dos sistemas de medição
são estudadas em estatística para qualidade. Os nomes usados em engenharia são
diferentes, mas, basicamente, os conceitos são os mesmos. Nas áreas de ciências
sociais, em que são feitos testes e questionários, também se define:
·
Consistência
interna de um teste ou um questionário é
a extensão em que os itens que o compõem medem o mesmo conceito ou construto. Por
exemplo, se dez questões foram projetadas para medir o mesmo construto, o
respondente deveria ter coerência nas respostas. A consistência interna é,
portanto, uma das quatro classes de estimativas de confiabilidade, sendo
específica para testes e questionários.
Para medir a consistência interna de um teste ou uma escala, Lee J. Cronbach desenvolveu em 1951 o coeficiente alfa, que hoje é a estatística mais usada para medir a consistência de um questionário. É fácil calcular esse coeficiente e essa estatística ainda tem a vantagem de poder ser calculada mesmo quando o questionário é aplicado uma única vez. No entanto, o coeficiente alfa nem sempre é bem interpretado.
Vamos lembrar um
pouco do vocabulário da área. Todo questionário é constituído por várias perguntas,
que aqui serão chamadas de itens. Depois de pronto, o questionário deve ser
entregue para um grupo de pessoas selecionadas de acordo com determinado
critério, para que o respondam e devolvam ao pesquisador.
As opções de
resposta para cada item podem ser dicotômicas como “Sim” e “Não” ou escalonadas
como “Concordo plenamente”, “Concordo”, “Não concordo nem discordo”, “Discordo”,
“Discordo completamente”. De qualquer forma, para o cálculo do coeficiente
alfa, toda resposta deve ser transformada em escores.
Seja xij
o i-ésimo escore do j-ésimo respondente, i = 1, 2,..,k, e j = 1, 2,...,n. Considere um questionário com k itens, respondido por n pessoas. Para calcular o coeficiente
alfa de Cronbach, aplica-se a fórmula:
k é o número de itens, n é o número de respondentes.
s2i é a variância dos n escores
das pessoas a i-ésimo item (i = 1, ..., k),
s2soma
é a variância dos totais Tj (j = 1, 2,...,n).de escores de cada respondente.
As variâncias são calculadas pela fórmula:
EXEMPLO
A Tabela 1 apresenta um exemplo fictício de resultados de um questionário. Eram k = 5 perguntas, que só podiam ser
respondidas como “Sim” ou “Não”. As respostas configuram uma variável dicotômica
que precisa ser transformada em número. Então “Sim” ficou sendo 1 e “Não” ficou
sendo zero. Responderam o questionário n
= 10 pessoas.
Tabela 1- Resultados da aplicação de um
questionário com
cinco itens e
dez respondentes
Para obter alfa, é preciso calcular as variâncias
que estão apresentadas no rodapé da Tabela 2. Use, para fazer esses cálculos, o
Excel.
Tabela 2- Variâncias usadas na fórmula de alfa
Número de itens = 5
Soma das variâncias dos itens = 0,1000 + 0,1778
+0,2667 + 0,2333 + 0,2333 = 1,0111
Variância dos totais dos escores de cada
respondente =1,4333
A interpretação do coeficiente alfa de Cronbach é aparentemente
intuitiva porque, na maior parte das vezes, os valores variam entre zero e 1.
Entende-se então que a consistência interna de um questionário é tanto maior
quanto mais perto de 1 estiver o valor da estatística. Há muita discussão sobre
os valores aceitáveis de alfa: em geral, variam entre 0,70 a 0,95.
A maneira prática de julgar o valor de alfa é comparar o valor calculado
com o valor preconizado por diferentes autores em tabelas apresentadas na
literatura. A regra é imprecisa, mas serve como primeira
aproximação, desde que se tenha a precaução de levar em conta as limitações
dessa estatística. Veja a Tabela 3.
É importante saber, ao julgar o valor calculado de alfa, que:
· O número de questões afeta o valor de alfa.
Questionários muito longos aumentam o valor de alfa, sem que isso signifique
aumento de consistência interna; um valor baixo de alfa pode significar apenas
número pequeno de questões.
· A redundância, isto é, questões verbalizadas
de forma diferente, mas praticamente iguais aumentam o valor de alfa.
· Correlações entre os
itens do questionário aumentam o
valor de alfa Se vários itens do
questionário exibem correlações entre si, o valor de alfa aumenta. Como essas correlações
são maiores quando os itens do questionário medem o mesmo construto, o
pesquisador conclui que o questionário tem consistência interna, ou seja, o
valor alto do coeficiente alfa de Cronbach estaria indicando o grau de em que
os itens medem o mesmo construto. Mas é preciso cuidado: pode haver uma
terceira variável afetando as respostas de dois itens. Uma boa discussão ajuda
muito.
Para o exemplo dado, o valor do coeficiente alfa de
Cronbach é a = 0,36. Se os dados fossem reais (e não criados
apenas para mostrar com se fazem os cálculos), o valor de alfa poderia ser
explicado pelo número pequeno de perguntas e de respondentes, mas também
poderia indicar que os itens (perguntas) do questionário não estavam medindo o
mesmo construto ou mesma dimensão (unidimensional).
O coeficiente alfa
de Cronbach pode ser calculado a partir de programas estatísticos como SPSS (Statistical Software for Social Sciences)
ou SAS (Statistical Analysis System).
Esses programas fornecem análise descritiva inicial completa das respostas obtidas
do questionário, bem como listagem completa da análise da confiabilidade. O coeficiente alfa de Cronbach pode ser
calculado por outros programas.
Referências
1. Wei Tang1 , Ying Cui2 , Oksana Babenko. Internal Consistency: Do We Really
Know What It Is and How to Assess It? Journal of Psychology and Behavioral
Science June 2014,Vol. 2, No. 2, pp. 205-220.
2. Web Center for Research Methods. Types of Reliability.www.socialresearchmethods.net
› ... › Reliability
3.
Cronbach L J. Coefficient Alpha and the internal structure of tests. Psychometrika 16:297-334, 1951.
4. Maroco, J e Garcia-Marques, T Qual a fiabilidade do
alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? http://repositorio.ispa.pt/bitstream/10400.12/133/1/LP%204(1)%20-%2065-90.pdf
Acesso 5 de junho de 2012.
5. Gliem, Joseph A. Gliem, Rosemary R Cronbach’s Calculating,
Interpreting, and Reporting Cronbach's Alpha ...
Midwest Research to Practice Conference in Adult, Continuing, and Community
Education 2003 www.ssnpstudents.com/wp/wp.../Gliem-Gliem.pdf
6. Tavakol, Mohsen et al. Editorial.
Making sense of Cronbach's
Alpha. InternationalInternational Journal of Medical Education. 2011; 2:53-55. 2011.www.ncbi.nlm.nih.gov
› ... › PubMed Central (PMC)
7. Ver critérios de inclusão e exclusão em: htpp://conselho.saude.gov.br.br/resolucoes/2012/Reso466. A
8. Reliability and Item Analysis http://www.statsoft.com/textbook/reliability-and-item-analysis/
9. Podem ser obtidos valores negativos para alfa.
10.SPSS FAQ:What does Cronbach's alpha mean? http://www.ats.ucla.edu/stat/spss/faq/alpha.html. Acesso
7 de junho de 2012.
11.Tavakol, M e Dennick, R. Making sense of Cronbach’s alpha. International Journal of Medical Education.
2011; 2:53-55 Editorial. http://www.ijme.net/archive/2/cronbachs-alpha.pdf
12. Cálculos podem ser feitos usando Excel. Veja: www.brunopedroso.com.br/cronbach.html.
Disponível em 20 de fevereiro de 2012.
45 comments:
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Obrigado pelo post, me ajudou bastante! Exemplo claro e linguagem objetiva.
Obrigado Sônia por fazer da estatística algo prazeroso e claro para todos. Impecável
o Alfa de cronbach é só utilizado em questionários de resposta tipo sim ou não, ou também pode ser aplicado por exemplo neste caso em que se pretende medir a área do hematoma ao fim de 24h depois de uma injeção.
obrigado
Sara:se você quer comparar as médias de áreas do hematoma, antes e depois da intervenção, use o teste t de Student, pareado. Sonia
Muito bom, uma explicação simples e concisa. Parabéns, professora, pela didática.
Olá professora Sonia. Se o meu alfa não baixa de 1,03, isso é ruim ou bom?
Para interpretar um valor do coeficiente α, lembre-se de que α é função tanto das covariâncias entre os itens do questionário como do número de itens. Portanto, α alto não significa, por si só, mais confiabilidade. Você aumenta o valor de α aumentando o número de itens na análise. Mas itens altamente correlacionados também produzirão um valor alto de α. Valores muito altos (ou seja, α > 0,95), podem significar redundância em seus itens.
Boa tarde Dra. Sonia,
Estou desenvolvendo na minha tese um índice para avaliar o nível de conhecimento dos pescadores de modo que eu possa comparar 9 comunidades. Dentro do meu questionário selecionei 8 questões para medir o nível de conhecimento e 8 questões para o nível de ação de conservação e resolvi utilizar o alfa de cronbach para medir a consistência do índice. No entanto meus valores de alfa estão abaixo de 0,3 e incluem valores negativos.
A senhora acha que posso considerar que esses valores são decorrentes devido a baixa "pontuação" em cada questão cnsiderada?
Eu poderia mostrar para a senhora minha tabela? Caso exista essa possibilidade me mande um email (data128@hotmail.com) que eu retorno explicando o índice e as pontuações.
Agradeço a atenção.
Danielle
Para dar assessoria, eu precisaria ter conhecimento sobre o assunto que você está tratando - o que não é o caso. Quanto ao alfa:
Você está organizando um questionário que mede duas dimensões: conhecimento em geral e conhecimento sobre preservação ambiental.
São 8 perguntas para cada dimensão, dois coeficientes alfa, portanto.
Valores baixos podem significar:
• Não há perguntas suficientes. Então, acrescente itens mais relevantes.
• Pouca relação entre as questões. Para "ver" isto, é preciso bom conhecimento do assunto.
Veja este exemplo: seis itens de escala do Estudo Nacional Eleitoral Nacional (ANES). O estudo pretende medir o "igualitarismo" - ou a predisposição de um indivíduo em relação ao igualitarismo. Os itens foram medidos usando uma escala de cinco pontos, que varia de "concordar fortemente" para "discordar fortemente". Note como são consistentes (talvez não o 5).
1. Nossa sociedade deve fazer o que for necessário para garantir que todos tenham a mesma oportunidade de ter sucesso.
2. Estamos muito longe de promover direitos iguais neste país.
3. Um dos grandes problemas neste país é que não damos a todos uma chance igual.
4. Este país seria melhor se nós tivéssemos menos preocupação com o quanto as pessoas são iguais.
5. Não é realmente um grande problema se algumas pessoas tiverem mais uma chance na vida do que outras.
6. Se as pessoas fossem tratadas mais igualmente, teríamos menos problemas.
Using and Interpreting Cronbach's Alpha | University of Virginia.
http://data.library.virginia.edu/using-and-interpreting-cronbachs-alpha/
Prezada Professora Doutora Sonia
Estou em fase de conclusão do projeto de pesquisa da dissertação e validação do questionário.
Vou fazer a avaliação por especialista e um pré-teste com 6 empresas. Li no post que podemos realizar o teste de confiabilidade (Alfa de Cronbach) mesmo com um questionário aplicado.
Gostaria de ir para a banca de qualificação com o teste de confiabilidade realizado, nessa coleta dos 6 questionário do pré-teste, mas não identifiquei nenhum material bibliográfico que eu possa usar de referência.
Isso está em algum dos seus livros? Tenho comigo apenas o livro Como Elaborar Questionário, de 2009. Podes me ajudar?
Olá, Ju. Pode citar sim o "Como elaborar questionários". O último capítulo trata o alfa de Cronbach, mas não está bem. Há mais de uma postagem minha, que me parecem melhores. Elas podem ser citadas, normalmente. Boa Sorte
Prezado Professora Sonia, estou validadndo um questionário e seu alfa de crombach deu 0,589, considerado baixo, li algo a respeito que em algumas validações isto pode ocorrer com questionários que não avaliam os mesmod itens. Terias um artigo ou alguma referencia que pudesse utilizar para justificar o meu artigo.
Questionários não são minha área de trabalho, sou professora de estatística. Mas Fátima, posso sugerir que você leia outra duas postagens minhas, bem fáceis:confiabilidade de um questionário e validade de um questionários. Acho que está havendo certa confusão de termos no seu trabalho. O alfa verifica se os itens (as perguntas) de um questionários estão avaliando uma mesma dimensão, como liderança no trabalho, por exemplo. No único trabalho que publiquei sobre as dimensões em um questionário, dizia respeito ao OHIP Oral Health Impact Profile ou Perfil do Impacto da Saúde Oral. No questionário eram avaliadas sete dimensões: Limitação funcional, Dor física, Desconforto Psicológico, Incapacidade física, Incapacidade psicológica, Incapacidade social e Desvantagem. Veja bem: são sete dimensões para avaliar como a pessoa avalia o impacto da saúde oral sobre sua vida e cada dimensão tem um alfa.
Prezada professora, me tire uma dúvida por favor. A utilização do alfa de Cronbach é usada em questionários cujas perguntas são dicotômicas (sim e não), mas as mesmas tem que ter somente uma opção correta? No caso, quando quero saber uma opinião e a resposta, mesmo sendo sim ou não, eu posso aplicar esse tipo de validação? Existe outro tipo para validar o questionário? Grato.
1. O alfa de Cronbach pode ser utilizado no caso de dados não-dicotômicos, como questionários com a escala Likert. 2. O alfa de Cronbach mede consistência interna, que é uma das medidas de confiabilidade de um questionário. 3. Importante: Um questionário para saber a opinião de pessoas não é uma prova de matemática (certo ou errado). Eu posso ser consistente nas respostas e todas as minhas respostas estarem “erradas” do seu ponto de vista, por exemplo, ou seja, significa apenas que temos opiniões divergentes sobre determinado assunto. 4. Um valor alto de alfa de Cronbach significa que o questionário está medindo corretamente o que as pessoas pensam sobre determinado assunto, que o questionário está bem planejado – não significa que as pessoas tenham ideias “certas” sobre determinado tema.
Muito Obrigado Profa Sonia. Além de ter sido seu aluno, continuo a admirar sua capacidade de ensinar. Entendi perfeitamente o significado e olha que tentei procurar uma explicação prática.
Obrigada, Antônio Carlos, fiquei realmente feliz por receber cumprimento de um professor da FOP.
Boa tarde, professora Sonia.
Neste blog, a senhora esboçou a tabela de Landis e Koch (1977). Porém, não observei no artigos desses autores referência quanto ao Alfa de Cronbach.
Na minha pesquisa, obtive os seguintes alfas nos respectivos fatores:
Fator 1 - 3 variáveis analisadas Alfa 0,819
Fator 2 - 3 variáveis analisadas Alfa 0,759
Fator 3 - 2 variáveis analisadas Alfa 0,443
Fator 4 - 2 variáveis analisadas Alfa 0,344
Fator 5 - 2 variáveis analisadas Alfa 0,391
MInha conclusão> os Fatores 3, 4 e 5 apresentam Alfa menores porque há apenas 2 variáveis analisadas em cada Fator?
Aguardo seu retorno.
Abraços
Tem toda razão, Jefferson, o artigo de Landis e Koch (1977) trata o coeficiente de concordância entre examinadores, ou kappa de Cohen e não do coeficiente alfa de Cronbach, que mede consistência interna dos itens de um questionário. Muito obrigada pela correção, que já providenciei. Em relação a sua pesquisa, para poder opinar é preciso mais conhecimento do trabalho. Melhor conversar com as pessoas que estão em sua equipe.
Muito obrigada pela explicação, me ajudou muito a entender um artigo. Um abraço
Boa noite professora Sonia,
Utilizei em minha dissertação 3 instrumentos com avaliação Linkert. E a banca sugeriu que eu coloque o Alpha Crombach para a amostra que utilizei na pesquisa.
Apenas em um instrumento não consigo obter o valor de Alpha Crombach através do SPSS.
Eu preciso obter o valor geral e também o valor por fatores.
Estatísticas de confiabilidade
Alfa de Cronbach Alfa de Cronbach com base em itens padronizados N de itens
-,526 -,145 5
a) O valor é negativo devido a uma covariância média negativa entre itens. Isto viola as suposições do modelo de confiabilidade. É possível verificar as codificações de item.
E consequentemente na estatística de item-total o Alpha Crombach, também aparece negativo.
Que estratégias posso utilizar?
Desde já sou grata por sua explicação.
1.Você submeteu n pessoas a três questionários distintos.
2.Em cada questionário, o nível de concordância com uma afirmação foi expresso em uma escala de cinco pontos.
3. Para obter o alfa de Cronbach, você usou o SPSS.
4. Você não conseguiu o valor de alfa para um dos questionários.
5. O que significa, na sua pergunta: “Alfa de Cronbach com base em itens padronizados N de itens -,526 -,145 5 a)”??? Não entendi.
6. O que significa: “O valor é negativo devido a uma covariância média negativa entre itens.”???
7. Se as correlações entre as respostas de pares de itens são negativas, o questionário não tem consistência.
O Alfa de Cronbach veio depois do KR20, adaptando-o a uma situação em que as respostas às questões não são dicotômicas (em uma escala Likert, por exemplo).
Kuder e Richardson, em 1937 desenvolveram uma estatística para o teste de Confiabilidade de testes com variáveis dicotômicas. Cronbach, em 1951 afirma que o coeficiente alpha é um caso especial da fórmula KR20 sendo a média de todos os possíveis coeficientes de correlação obtidos por meio das bipartições da mensuração completa. Portanto, também busca o aspecto da homogeneidade ou consistência interna da fidedignidade.
Não seria mais apropriado, ao invés de dizermos alfa de Cronbach para variável dicotômica, dizermos KR20, de Kuder e Richardson?
Atenciosamente,
Sergio
Não tenho opinião. O fato é que alfa de Cronbach é o nome mais conhecido na área.
Boa noite Sonia,
Quero fazer uma pesquisa utilizando essa ferramenta, mas no questionário que vou aplicar tem 7 níveis de respostas (Não concordo, concordo muito pouco....., concordo completamente).
Posso utilizar o mesmo cálculo citado acima ou existe algo diferente que deve ser feito.
michelleadmueg@gmail.com
A literatura mostra respostas dicotômicas ou em escala Likert. Aumentar a escala torna as respostas cada vez menos confiáveis devido a dificuldade de distinguir entre as muitas opções. Mas quanto a fórmula, me parece OK. Na fórmula de alfa: soma das variâncias no numerador - no seu caso, a soma das variâncias dos itens que formam o construto, respostas com 7 pontos na escala - e no denominador a variância total, ou seja, a soma das variâncias do total de escores de cada respondente.A amostra de respondentes precisa ser grande.
Professora, estou encantada com suas explicações sobre o alpha. Porém mesmo após a leitura continuo em dúvida sobre meu problema: o SPSS tem excluído algumas variáveis no momento de realizar a análise tanto do alpha quanto do índice de correlação intra classe. O programa afirma que: "Cada uma das seguintes variáveis de componente tem variação zero e é removida da escala". Essas variáveis que estão sendo excluídas (itens do questionário) obtiveram a mesma resposta por todos os respondentes. O que posso fazer? Além disso o alpha tem dado muito baixo, o,4.
Estou usando o teste em meu TCC. Agradeço desde já.
O alfa de Cronbach mede a confiabilidade ou a consistência interna. "Confiabilidade" é o quão bem um teste mede o que deveria medir. Por exemplo, uma empresa quer estudar a satisfação de seus funcionários com o trabalho. Alta confiabilidade significa que o questionário feito mede a satisfação no trabalho, enquanto baixa confiabilidade significa que o questionário mede outra coisa ou, possivelmente, nada.
O alfa de Cronbach informa se o questionário que você construiu está medindo a variável de interesse. Se todos os respondentes dão a mesma resposta a uma pergunta – e essa resposta é apresentada na forma de um número – a variância é zero. Então, esta pergunta não acrescenta nada (acrescenta zero) à soma das variâncias dos itens. A pergunta não tem a capacidade de discriminar. É como se você perguntasse aos respondentes: “você está respirando?” A resposta não mediria satisfação no trabalho. Agora, um coeficiente alfa de 0,4 significa que o questionário não é confiável para medir o que se propõe. Boa sorte.
Professora, Bom dia. Tenho uma dúvida sobre o alfa de cronbach. Estou aplicando um questionário em que eu estou usando uma escala Tipo likert com as seguintes opções:
Extremamente Importante (3)
Razoavelmente Importante (1)
Nada Importante (0)
Não Sei (opção neutra) (?)
Para calcular o alfa de cronbach, eu tenho que transformar essas opções em numerais. A minha dúvida é sobre a opção neutra, na hora de aplicar a fórmula do alfa de cronbach. Qual numeral eu coloco nessa opção ? Uma alternativa que eu vi em um estudo é substituir a resposta neutra de uma pessoa pela média das respostas fornecidas pelos outros respondentes. A Senhora concorda com essa abordagem ? Desde já, agradeço.
Att
Victor
Olá, Victor. Acho que usar a média não faz sentido, porque quem diz não sei ignora ou não tem opinião – não tem uma “resposta média”. Ainda, diminui as variâncias e deve diminuir o valor de alfa. Eu diria para usar “não sei” como resposta faltante e analisaria as características (demográficas?) de quem não sabe (descritiva).
Entendido, Professora. Muito obrigado pela orientação. Boa Tarde!!!
Olá, professora. Tenho uma dúvida: fiz um questionário que contém algumas questões em escala likert e outras de multipla escolha, ou dicotômicas. Nesse caso, como as opções de resposta são todas diferentes, algumas poderão ir de 1 a 5, enquanto outras irão até 2 ou 3. Nesse caso, devo aplicar o teste de Alfa de Cronbach apenas nas variáveis que utilizam escala likert e outro teste de Alfa de Cronbach nas questões dicotômicas?
Olá, Renata:Alfa de Cronbach é, definitivamente, a medida de consistência interna mais utilizada. As opções de resposta do questionário devem ser escalonadas. Por exemplo, uma escala de cinco pontos: concordo plenamente, concordo, nem concordo nem discordo, discordo, discordo completamente. Para medidas dicotômicas, use outra medida.
Em termos práticos, veja que não tem sentido medir a consistência das respostas de perguntas às quais só se pode responder “sim” ou “não” com aquelas que tem diferentes possibilidades de resposta. Por exemplo, em um leilão você compra ou não compra. Em uma boutique você pode dizer vou pensar, vou olhar mais um pouco, preciso consultar minha conta, volto mais tarde, vou experimentar, tem outra cor etc, etc. As posturas diante da opção de comprar são diferentes. Não há como pensar em consistência das respostas.
Na tabela 3 a senhora cita os valores de referência citando Landis e Koch (1977). Eu encontrei este artigo, mas não encontro a informação que a senhora citou. Poderia me dizer de qual parte do artigo a senhora retirou a informação.
Agradeço. Gustavo.
Gustavo: você tem pressa da resposta? Estou revisando um livro que devo entregar até 24/3. Depois verifico, obrigada por perguntar
Prezada Professora Sônia, escrevo para agradecer por seus ensinamentos e pele fantástica explicação a respeito do alfa de Cromback. Sou da área de informática e nunca utilizei tal instrumento, no entanto, entendi de primeira. Gratidão.
Professora Sônia, tenho uma dúvida, poderia me ajudar? uma dúvida sobre achar o alfa de cronbach por período individual e por questões. Estou aplicando um questionário em que possuem q1 a q14,onde são atribuidos 1 (hum) para o quesito cumprido, 0 (zero) para não cumprido do total de 14 itens (questões). Nesse sentido, o nível das
práticas do "indicador" será avaliado com o apoio de constructos compostos por variáveis dicotômicas, que se referem à presença ou ausência de atributos específicos do indicador avaliado.
Possuem 3 constructos sendo: números de variaveis itens
x (4) q1 a q4
y (5) q5 a q9
z (5) q10 a q14
período
2017-2020 (4 anos) ou mais se quiser analisar
para o alpha geral da analise, ok! agora a dúvida, como calculo para cada ano de forma individual? identificando o coeficiente alpha do ano, e o valor alpha de cada qx?
ou utilizo outra métrica?
consegui, me fazer entender?
Na verdade, não acho que entendi. São 14 questões, respostas "sim" ou "não". Estas 14 questões referem-se a três períodos.As questões são repetidas em cada período? Nesse caso, um alfa geral não faria sentido.As questões são diferentes em cada período? O mesmo construto? As questões não seriam poucas, para alfa por período?
são 4 períodos, 3 constructos que se repetem em todos os anos, com 14 questões respostas sim (presença) ou não (ausência) de atributos (checklist). é possível achar o alpha por questões e período?
Para mim - e não sou especialista nessa área - cada construto deve ter um alfa. A ideia seria verificar se as 14 questões estão medindo o mesma "coisa". Você calcula alfa para cada construto e pode concluir se as 14 questões dão medida confiável (ou não) do construto. Se os alfa's forem regulares ou bons, calcule um alfa para cada período e faça a comparação. Em princípio, eu ficaria com a hipótese da nulidade, de que os alfa's, se medem um construto, são similares nos quatro períodos. Se isso não ocorrer, deve haver uma boa explicação.
Posso usar o alga de Chrombach em questionário com questões abertas e fechadas?
Alfa de Cronbach deve ser usado quando as questões são fechadas, de preferência escalonadas.
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