No estudo
de caso, o pesquisador se propõe a apresentar uma situação ou condição
singular ou original, em profundidade e no contexto da vida real.
Para fazer
um estudo de caso, é preciso estabelecer objetivos, justificativa e apresentar
a literatura de apoio. Ainda é importante estabelecer os limites de
busca como, por exemplo, período de tempo coberto pelo estudo, lugar
ou espaço geográfico em que serão feitas as observações e as evidências que
serão coletadas.
Mas todo
estudo de caso começa, necessariamente, com a definição do caso a ser estudado.
Se o caso foi selecionado não por ser representativo de outros casos,
mas porque é único, dizemos que é um caso
intrínseco.
Exemplo
Foi
conduzido um estudo de caso1 intrínseco para
estudar um casal de velhos dementes, com a finalidade de entender o impacto da
demência sobre a vida diária deles e de seus parentes.
Se o caso
for selecionado por ser “típico”, o que permite ao pesquisador
estudar mais o fenômeno do que o caso em si, dizemos que é um caso
instrumental. Se
forem estudados vários casos, cuidadosamente selecionados, estamos diante de um
caso coletivo ou casos múltiplos.
Exemplo
Para mais
bem entender as representações sobre ensino de estatística2, foi
conduzido um estudo de caso instrumental entrevistando
professores de estatística da Unicamp.
Os
estudos de caso ainda podem ser3:
·
Descritivos
·
Explicativos
·
Exploratórios
Estudos descritivos
Objetivo: Relatar
um ou mais exemplos que bem ilustrem uma situação, tornando o tema mais
familiar para o leitor.
Justificativa: fornece
subsídios necessários para discutir o tema na situação.
Exemplo
Objetivo: foi
conduzido um estudo descritivo para descrever a tomada de decisão de um grupo
de estudantes de enfermagem em situação clínica4.
Justificativa: seria
impossível para o autor ter uma descrição correta da tomada de decisão de
estudantes de enfermagem sem considerar o contexto em que ocorria (a escola, a
situação clínica e o ambiente de aula).
Estudos explicativos
Objetivo: apontar aspectos embutidos no fenômeno, esclarecendo situações, agregando informações de várias fontes, obtidas em tempos diferentes.
Justificativa: quando se olha apenas um caso, nem sempre o leitor consegue ver o todo contexto em que o fenômeno se insere.
Exemplo
Objetivo: foram
examinadas 158 publicações científicas de autores brasileiros para determinar o
quanto obedeciam às diretrizes internacionais e às normas nacionais para
condução de pesquisas em seres humanos5.
Justificativa: os achados
mostraram a necessidade de os trabalhos publicados mais bem informar a
participação efetiva de cada autor na pesquisa, relatar a fase da pesquisa,
descrever o local da pesquisa, informar patrocínio e indicar o número total de
participantes no Resumo.
Estudos exploratórios
Objetivo: buscar
conhecimento sobre um tema sobre o qual não existam teorias. É verdadeira caça
às informações que possam trazer entendimento sobre o tema.
Justificativa: balizar
novos estudos e ajudar a formular hipóteses.
Exemplo
Objetivo: Foi feito
um estudo exploratório para levantar os procedimentos que poderiam
despertar o interesse dos estudantes de um colégio para os computadores do
laboratório da instituição6.
Justificativa: Fornecer
aos pesquisadores informação que os ajude a formular hipóteses iniciais sobre
as características e os interesses dos usuários desse serviço.
Referências
1. Hellström I,
Nolan M, Lundh U: 'We do things together': A case
study of couplehood' in dementia. Dementia 2005, 4:7-22.
2. Wada, Ronaldo Seichi. Estatística e ensino: um estudo sobre
representações de professores do 3º grau. Campinas: FE/Unicamp, 1996. Tese de
Doutorado. Orientador: Maria José Pereira Monteiro de Almeida.
3. Yin
R: Case study research: design and methods. 2nd edition. Thousand
Oaks, CA: Sage Publishing; 1994. In: Baxter, P. e Jack, S. Qualitative case study methodology: study
design and implementation for novice researchers. The Qualitative Research.
Volume 13. Number 4.December 2008. 544-559.
4. Baxter, P
e Jack, S. Qualitative Case Study Methodology: Study Design and Implementation
for Novice Researchers The Qualitative Report Volume 13 Number 4 December 2008
544-559 http://www.nova.edu/ssss/QR/QR13-4/baxter.pdf
5 Pauli,
Claudionei Cella. Análise, à luz da Bioética, do perfil das publicações
6. Publicações científicas
de autores brasileiros, antes e após a homologação das diretrizes éticas
referentes à pesquisa clínica (Ensaios) no Brasil [dissertação]. São Paulo:
Centro Universitário São Camilo; 2013.
7. Lettyann.Exploratory Research and
Descriptive http://lettyann.hubpages.com/hub/Exploratory-Research-and-Descriptive-Research
5 comments:
Tudo bem, Sônia? Gostei muito das informações contidas no seu blog. Tenho uma dúvida em relação ao alfa de cronbach. Realizei um questionário para diversos cursos utilizando escala de likert (4 níveis) e utilizei um programa para obtenção dos alfas (também confirmei manualmente). Pórem, em apenas um dos cursos houve erro na obtenção do alfa. Existe alguma limitação em relação aos dados de entrada? Foram 7 respostas para 10 itens. A mensagem que aparece é que há respostas insuficentes e/ou variáveis nulas (itens das perguntas). Realizei o cálculo manualmente e não observei nenhuma inconsistência. Além disso, teve outros cursos com mesma quantidade de respostas e foi gerado o alfa normalmente.
O instrumento de medida é um questionário com dez itens de respostas escalonadas. Os respondentes são alunos de diversos cursos (digamos r). Cada curso foi tomado como uma amostra. O número de respondentes em cada curso era ni, i= 1, 2, ...,r. Não foi possível obter o alfa de Cronbach para uma amostra em que ni =7. A amostra é, evidentemente, muito pequena. A única ideia que me ocorre é que o programa impõe restrições para o tamanho da amostra associado a certo número de respostas faltantes, o que, diga-se, é muito razoável.
É um artigo tão bonito. Você fez um ótimo trabalho para publicar um artigo tão excelente aqui. Seu artigo não é apenas útil, mas também é adicionalmente realmente informativo. Obrigado por compartilhar este blog aqui. exemplos de estudos de caso
Profa. Sonia,
Poderia divulgar a referência da Tabela 3, haja vista ter ocorrido um equívoco?
Grata desde já.
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