Um instrumento de medida é considerado confiável quando produz
resultados consistentes em medições repetidas. Confiabilidade é, portanto, o
grau em que uma técnica de medição pode fornecer resultados estáveis e
reproduzíveis ao longo do tempo.
A confiabilidade de um instrumento de medida pode
ser analisada sob diferentes aspectos e, para cada um deles, existem
estatísticas especificas para sua estimativa. Entre os principais aspectos
avaliados estão:
Confiabilidade entre examinadores,
que é o grau de concordância entre diferentes examinadores ao avaliarem o mesmo
fenômeno, usando o mesmo instrumento de medida.
Confiabilidade do teste-reteste,
que é a consistência das medições feitas com o mesmo instrumento de medida, em
ocasiões diferentes.
Confiabilidade de formas paralelas,
que é a consistência dos resultados obtidos a partir de dois instrumentos
diferentes, mas construídos da mesma maneira.
Todas estas características dos sistemas de medição
são abordadas na estatística aplicada à qualidade. Os termos usados em
engenharia são diferentes, mas os conceitos são, basicamente, os mesmos. Nas
ciências sociais, em que são amplamente empregados testes questionários, também
se define:
Consistência interna de um questionário é o grau
em que seus itens medem o mesmo conceito ou construto. A consistência
interna é, portanto, uma das quatro classes de estimativas de confiabilidade,
sendo específica para questionários. Por exemplo, se dez questões foram
projetadas para medir o mesmo construto, o respondente deveria ter coerência
nas respostas.
Para bem entender o que significa “medir um conceito ou construto”, imagine
que pesquisadores querem medir a autoestima de idosos que vivem em uma casa de repouso.
Como autoestima é um conceito (não se mede com uma régua), os pesquisadores precisam
desenvolver perguntas que meçam autoestima como, por exemplo:
✅ O senhor/a se sente satisfeito/a com a sua vida hoje?
✅ O senhor/a sente que tem valor, mesmo não podendo fazer o que fazia?
✅ O senhor/a é respeitado/a pelas pessoas ao seu redor?
✅ O senhor/a acha que sua vida é importante para alguém?
O questionário é, portanto, uma série de perguntas, muitas vezes referidas como itens, que mede o mesmo construto (no exemplo, autoestima), ou mede alguns construtos Assim, além de autoestima, o questionário poderia buscar sonhos). Depois, é preciso associar, a cada pergunta, uma opção de resposta. As opções de resposta para cada item podem ser dicotômicas:
🔲 Sim
🔲 Não
Ou como itens de Likert:
🔲 Concordo plenamente
🔲 Concordo
🔲 Indeciso
🔲 Discordo
🔲 Discordo completamente
Depois de
pronto, o questionário deve ser aplicado a um grupo de pessoas selecionadas
conforme um critério específico, dos próprios pesquisadores. No caso do exemplo
em questão, de medir a autoestima de idosos residentes em um asilo, os
pesquisadores poderiam selecionar apenas pessoas com 65 anos ou mais que
escrevessem e lessem bem.
O
coeficiente Alfa de Cronbach
Para medir
a consistência interna de um teste ou escala, Lee J. Cronbach desenvolveu, em
1951, o coeficiente
alfa,
que se tornou a estatística mais utilizada para essa finalidade. Esse
coeficiente é fácil de calcular e tem a vantagem de poder ser obtido mesmo
quando o questionário é aplicado apenas uma vez. No entanto, sua interpretação
pode ser inadequada se não for corretamente compreendida.
Para
calcular o coeficiente alfa, todas as respostas devem ser transformadas em
escores. Seja xi o
escore do i-ésimo item para o j-ésimo respondente, com i=1, 2, ..., ki. O coeficiente alfa é dado
pela fórmula:
- k é o número de itens, n é o número de respondentes.
- s2i é a variância dos n escores das pessoas a i-ésimo item (i = 1, ..., k),
- s2soma é a variância dos totais Tj (j = 1, 2,...,n) de escores de cada respondente.
As variâncias são calculadas pela fórmula:
Exemplo
A Tabela 1
apresenta um exemplo fictício dos resultados de um questionário com k=5
perguntas, com respostas dicotômicas (“Sim” ou “Não”). Para realizar o cálculo
do coeficiente alfa, as respostas foram codificadas numericamente:
🔲 “Sim”
= 1
🔲 “Não”
= 0
O
questionário foi respondido por n=10 pessoas.
Tabela
1
Resultados
da aplicação de um questionário com cinco itens
(perguntas)
a dez respondentes
Com esses dados, foi possível calcular a variância das respostas dos
respondentes em cada item (no rodapé da tabela) e também a variância dos
escores em todos os itens (na última coluna da tabela). O total dessa coluna dá
a variância da soma.
Tabela 2
Variâncias de
cada respondente (rodapé) e de cada escore (coluna)
Número de
itens = 5
Soma das variâncias dos itens
Variância
dos totais dos escores de cada respondente
s2soma=1,4333
Agora, é possível obter o valor de alfa para os dados da Tabela 1:
O coeficiente alfa é uma medida essencial para avaliar a consistência interna de questionários e escalas, garantindo que os itens realmente medem o mesmo construto. No entanto, valores muito altos podem indicar redundância entre os itens, exigindo uma análise cuidadosa da qualidade do instrumento de medida.
A interpretação do coeficiente alfa de Cronbach é aparentemente intuitiva
porque, na maior parte das vezes, os valores variam entre zero e 1. Entende-se
então que a consistência interna de um questionário é tanto maior quanto mais
perto de 1 estiver o valor da estatística. Há muita discussão sobre os valores
aceitáveis de alfa: em geral, variam entre 0,70 a 0,95.
A maneira prática de julgar o valor de alfa é comparar o valor calculado
com o valor preconizado por diferentes autores em tabelas apresentadas na
literatura. A regra é imprecisa, mas serve como primeira
aproximação, desde que se tenha a precaução de levar em conta as limitações
dessa estatística.
É importante saber, ao julgar o valor calculado de alfa, que:
🔸 O número de questões afeta o
valor de alfa. Questionários muito longos aumentam o valor de alfa, sem que
isso signifique aumento de consistência interna; um valor baixo de alfa pode
significar apenas número pequeno de questões.
🔸 A redundância, isto
é, questões verbalizadas de forma diferente, mas praticamente iguais aumentam o
valor de alfa.
🔸 Correlações
entre os itens do questionário aumentam o valor de
alfa S e vários itens do questionário exibem correlações
entre si, o valor de alfa aumenta. Como essas correlações são maiores quando os
itens do questionário medem o mesmo construto, o pesquisador conclui que o
questionário tem consistência interna, ou seja, o valor alto do coeficiente
alfa de Cronbach estaria indicando o grau de em que os itens medem o mesmo
construto. Mas é preciso cuidado: pode haver uma terceira variável afetando as
respostas de dois itens. Uma boa discussão ajuda muito.
Para o exemplo dado, o valor do coeficiente
alfa de Cronbach é a = 0,368. Se os dados fossem reais (e não
criados apenas para mostrar como se fazem os cálculos), o valor de alfa poderia
ser explicado pelo número pequeno de perguntas e de respondentes, mas também
poderia indicar que os itens (perguntas) do questionário não estavam medindo o
mesmo construto ou mesma dimensão (unidimensional).
O coeficiente alfa de Cronbach pode ser
calculado a partir de softwares estatísticos como SPSS (Statistical Software
for Social Sciences) ou SAS (Statistical Analysis System). Os
softwares fornecem análise descritiva inicial completa das respostas obtidas do
questionário, bem como listagem completa da análise da confiabilidade.
Referências
1. Wei Tang1 , Ying Cui2 , Oksana Babenko. Internal
Consistency: Do We Really
Know What It
Is and How to Assess It? Journal of Psychology and
Behavioral. Science
June 2014,V ol. 2, No. 2, pp. 205-220.
2. Web Center for Research Methods. Types of Reliability. www.socialresearchmethods.net ›
... › Reliability
3. Cronbach
L J. Coefficient Alpha and the internal structure of tests. Psychometrika
16:297-334, 1951.
4. Maroco, J e Garcia-Marques, T Qual a
fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas?
http://repositorio.ispa.pt/bitstream/10400.12/133/1/LP%204(1)%20-%2065-90.pdf Acesso
5 de junho de 2012.
5. Gliem,
Joseph A. Gliem, Rosemary R Cronbach’s Calculating, Interpreting, and Reporting
Cronbach's Alpha ... Midwest
Research to Practice Conference in Adult, Continuing, and Community Education
2003 www.ssnpstudents.com/wp/wp.../Gliem-Gliem.pdf
6. Tavakol,
Mohsen et al. Editorial. Making sense of Cronbach's Alpha.
InternationalInternational
Journal of Medical Education. 2011; 2:53-55. 2011.www.ncbi.nlm.nih.gov ›
... › PubMed Central (PMC)
7. Ver critérios de inclusão e exclusão em:
htpp://conselho.saude.gov.br.br/resolucoes/2012/Reso466. A
8. Reliability
and Item Analysis http://www.statsoft.com/textbook/reliability-and-item-analysis/
9. Podem ser obtidos valores negativos para
alfa.
10. SPSS
FAQ: What does Cronbach's alpha mean http://www.ats.ucla.edu/stat/spss/faq/alpha.html. Acesso 7 de junho de 2012.
11.Tavakol,
M e Dennick, R. Making sense of Cronbach’s alpha. International
Journal of Medical Education. 2011; 2:53-55 Editorial. http://www.ijme.net/archive/2/cronbachs-alpha.pdf
12. Cálculos podem ser feitos usando
Excel. Veja: www.brunopedroso.com.br/cronbach.html.
Disponível em 20 de fevereiro de 2012.
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