Thursday, January 21, 2016

O que é análise de conteúdo?

Definição
Na definição de Bernard Berelson 1, análise de conteúdo é uma técnica para a descrição objetiva, sistemática e quantitativa do conteúdo manifesto das comunicações. A análise de conteúdo 2 busca, portanto, palavras, frases, temas e conceitos dentro de um texto e os quantifica de maneira sistemática e objetiva. O resultado é usado para fazer inferência sobre as mensagens dentro do texto. Das análises de conteúdo, a mais comum é a análise de categorias 3.
Tipos de dados para análise de conteúdo
Textos aos quais se atribuem significados convencionais, como os discursos verbais e os documentos escritos, são fontes adequadas de dados para a análise de conteúdo. Portanto jornais, revistas, livros, programas de radio e televisão, filmes, histórias em quadrinhos são os maiores fornecedores de dados para esse tipo de análise. Mas a técnica também tem sido aplicada para dados não públicos como cartas pessoais, conversas de crianças, registros audiovisuais de terapias, depoimento de testemunhas em juízo, respostas de entrevistas em profundidade. Ainda, dados que têm significado apenas para grupos menores – como depoimentos de pessoas com doenças degenerativas, pais de crianças com doenças graves, falas de profissionais que trabalham em situação de estresse como enfermeiros intensivistas – também podem ser analisados por meio de análise de conteúdo.
Razões para o uso da análise de conteúdo
Pesquisadores leem grande volume de material e podem se tornar seletivos no que absorvem. A análise de conteúdo dá a oportunidade para entender o texto e explicar o fenômeno, de maneira mais objetiva. A inferência raramente é óbvia. Por exemplo, será que a frequência de determinada referência explica a atenção que a pessoa dá ao assunto?
Todo pesquisador deve usar conhecimentos estabelecidos para explicar como os dados coletados se relacionam com o fenômeno que pretende conhecer. No entanto, raramente deve fazer descrição literal do conteúdo da comunicação que analisa. Constitui exceção, por exemplo, a citação das palavras exatas de um político em seus discursos de campanha.
Limitações da técnica 4
Uma análise de conteúdo almeja inferir sobre o que não pode ser observado diretamente, nem tem evidência válida disponível. Logo, apesar das alegações de que a inferência feita por uma análise de conteúdo é generalizável, existem limitações.
A primeira refere-se à questão da tomada de decisão com base em pequenas amostras. Uma análise estatística, para embasar a tomada de decisão, precisa de amostra constituída por um número razoavelmente grande de unidades. Não se analisam comunicações únicas ou poucos discursos. A segunda limitação da análise de conteúdo refere-se à questão da replicabilidade. Uma análise estatística exige sistema de medição estabelecido, que independa do analista. Terceira limitação da análise de conteúdo: se as categorias forem estabelecidas do próprio material analisado, os achados não são generalizáveis. Se as categorias são estabelecidas a priori, a análise perde as características do material em análise.
Referências
1.       Berelson, B.  Content analysis in communication research. New York, Free Press, 1952. In: Palmquist, MContent Analysis.  http://www.colostate.edu/Depts/WritingCenter/references/research/content/page2.htm
   2.       Stemler, S. An Overview of Content
     3.       Bardin, L Análise de conteúdo. São Paulo, Edições 70, 2011.

   4.       Krippendorff, K. (1989). Content analysis. In E. Barnouw, G. Gerbner, W. Schramm, T. L. Worth, & L. Gross (Eds.), International encyclopedia of communication (Vol. 1, pp. 403-407). New York, NY: Oxford University Press. Retrieved from http://repository.upenn.edu/asc_papers/226

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