Talvez você pense na Estatística
apenas como “disciplina obrigatória” em seu curso. Mas a Estatística é a ponte
entre o que se observa, mede, pesa, anota e classifica e o saber universal, Os
métodos estatísticos são aplicados em áreas tão diversas como engenharia,
marketing, negócios, economia, psicologia, saúde pública, esportes, sociologia,
astronomia, biologia, educação, genética, medicina.
Embora alguns pensem na
Estatística como um ramo da Matemática, é melhor pensar nela como uma
disciplina que se baseia na Matemática e que ajuda na tomada de decisão em
condições de incerteza, usando a teoria da probabilidade. Considere, por
exemplo, as estatísticas de trânsito. Elas são úteis para organizar o
policiamento. Nos pontos das estradas em que as estatísticas indicam maior
número de acidentes, a velocidade é limitada pelos policiais rodoviários e nos
horários de pico destacam-se mais policiais para as áreas de maior risco.
Em linhas gerais, Estatística é
o conjunto de métodos usados para coletar, organizar e analisar informações
numéricas. Então, se um jornal quiser saber a aprovação ao governo ou a
popularidade da Presidente da República, deve contratar um instituto de pesquisa
para coletar, organizar e analisar a opinião das pessoas. A maneira de coletar
os dados é fundamental para que a informação seja de confiança. E os dados
precisam ser bem analisados, para que as informações cheguem corretas ao
jornal.
Mas você não deve pensar que a
Estatística se resume ao levantamento de dados existentes e à apresentação
deles em tabelas e gráficos, embora esta seja, sem dúvida alguma, parte
importante da Estatística Descritiva. Dados apresentados em tabelas e gráficos
permitem calcular médias e porcentagens, que são extremamente úteis para a
tomada de decisão.
Também faz parte da Estatística
Descritiva o cálculo de taxas, índices e coeficientes. Esses conceitos, embora
estatísticos, são aplicados em Economia, em Educação, em Medicina. Afinal,
você já ouviu falar em índice de inflação, em taxa de evasão escolar, em taxa
de mortalidade infantil.
Mas os estatísticos
trabalham, também, no planejamento de experimentos. Será que colocar adubo no
solo faz a planta crescer mais? Será que as vitaminas retardam o
envelhecimento? Será que as crianças que aprendem a usar computador ficam mais
inteligentes? Bem, para obter as respostas é preciso experimentar. E o
estatístico entra nessa história para planejar o experimento, analisar os dados
e ajudar na interpretação.
A grande importância da
Estatística está, portanto, em seu vasto campo de aplicação. Os cálculos foram,
por muito tempo, o grande obstáculo para a aplicação de Estatística. Esse
obstáculo praticamente desapareceu, devido à popularização dos computadores. No
entanto, existem pessoas que têm computadores – e não gostam de números. Vamos
ser amigos dos números, ou seja, vamos à Estatística!
3 comments:
Professora Sonia,
Obrigado pela sua fabulosa contribuição para o conhecimento estatístico. Sou analista de dados e apaixonado por estatística BÁSICA, pois na minha humilde opnião, o bom profissional é aquele que contrói o seu conhecimento a partir de fortes fundamentos, dominando o básico.
Aprendi muito com os seus livros.
Estou lhe escrevendo com o objetivo de conseguir resolver uma pequena dúvida.
No seu site:
http://soniavieira.blogspot.com/2015/09/teorema-de-bayes-exemplos.html
No segundo problema:
EXERCÍCIO 2: Uma urna contém cinco bolas: duas são vermelhas, três são azuis. Uma segunda urna contém sete bolas: três são vermelhas, quatro são azuis. Retira-se uma bola ao acaso de uma das urnas. Qual é a probabilidade de que essa bola, se for da cor azul, ter sido retirada da primeira urna?
É apresentada a seguinte solução:
P(urna A/bola azul) = 21/41 = 0,5122
Qual a sua opinião sobre a seguinte solução?
-----------------bola azul-------bola vermelha
-------urna A-------3-----------------2
-------urna B-------4-----------------3
Já que temos a informação de que a bola retirada é da cor AZUL.
Essa bola só pode ter vindo de uma das três existentes na URNA A, ou então é uma das quatro existentes na URNA B.
Então nosso espaço amostral agora foi reduzido para a seguinte situação:
-----------------bola azul
-------urna A------3
-------urna B------4
Portanto a resposta deveria ser: P(urna A/bola azul) = 3/7 = 0,4286
Meu contato: wellingtonlundgren@yahoo.com.br
Wellington: obrigada pelo intercâmbio de ideias, precisamos disso. Coloquei mais um desenho na postagem, ilustrando como vejo o problema.
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